Questões de Concurso
Comentadas para uece
Foram encontradas 414 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Segundo a plataforma de checagem “Aos Fatos”, Jair Bolsonaro fez 1.383 declarações falsas e 1.221 declarações distorcidas sobre o coronavírus em seus quatro anos na Presidência. Um estudo que analisou 111 títulos de notícias de 2020, publicado na revista científica Journalism Practice, informa que “Em 60,36% dos casos, as falsidades ditas por Bolsonaro foram simplesmente reproduzidas nos títulos. Em 26,13% dos casos houve alguma contextualização, e apenas 13,51% das notícias tinha em seu título uma correção da fala do então presidente.”. Os autores do estudo dizem que “Escrever títulos apropriados é uma discussão ética fundamental em tempos de plataformização do jornalismo”, pois uma parcela do público acessa essas notícias em plataformas como redes sociais e aplicativos de mensagem, e uma parte nem abrirá os hiperlinks para ler a notícia completa. Isso é preocupante pois apenas fragmentos serão reunidos para formar a compreensão de um fato.
Dados encontrados em: https://latamjournalismreview.org/pt-br/articles/grandesmeios-brasileiros-tenderam-a-reproduzir-falsidades-ditas-por-bolsonaro-sobre-acovid-19-nos-titulos-das-noticias-concluiestudo/?fbclid=IwAR09XOwGg5PsV8gQSpR1Re0hYXNfqVtK3GIffpgP72OYZ0UQ15zMWs5vdE
Com base no exposto, pode-se afirmar corretamente que
CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2023. (Adaptado).
Sobre a citação anterior, é correto afirmar que
“Moradores de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, sofrem com transtornos das fortes chuvas ocorridas durante a madrugada desta terça-feira (21/1). Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), houve chuva de 120 milímetros no município. No bairro Lagoa Seca, um dos mais afetados, a água subiu mais de um metro de altura, deixando carros submersos. A lagoa da região transbordou, alagando dezenas de casas e estabelecimentos comerciais da região. O trânsito foi interditado. População disse que, toda vez que chove, a lagoa transborda e invade a Avenida Plácido Aderaldo Castelo. Na Avenida Padre Cícero, em poucos minutos de chuva, a água transformou a via em um rio. Alguns carros apresentaram problemas mecânicos e, para seguir caminho, alguns motociclistas utilizam a ciclovia.
Redação G1 CE. Carro fica submerso após forte chuva em Juazeiro do Norte. G1, 21 jan. 2025.
Com base no texto, assinale a alternativa correta.
PAPA FRANCISCO. Dilexit nos. Vaticano: Livraria Editora Vaticana, 2024., §20.
Na sua última encíclica, o argentino Jorge Mario Bergoglio, ao exortar seus fiéis sobre a inteligência artificial, apresenta a dignidade da inteligência humana
BEVILAQUA, Clovis. Obra Filosófica: Filosofia social e Jurídica. São Paulo: EdUSP, 1976., p. 67. (Adaptado).
A compreensão do direito na Escola de Recife e, em particular, no pensamento de Bevilaqua, pode ser descrita como
BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. São Paulo: Edipro, 2015. p. 53. (Adaptado).
Sobre a perspectiva de Beccaria, pensador do século XVIII, é correto afirmar que
Em síntese, o capital cultural é próprio dos que têm acesso ao conhecimento e à educação formal; o capital simbólico significa ter prestígio e reconhecimento; e o capital social trata do acesso às relações que podem se converter em oportunidades. Considerando os diferentes tipos de capital, segundo Pierre Bourdieu, avalie as seguintes assertivas:
I. Os conhecimentos gastronômicos e de culinária de um chef de cozinha são formas de capital cultural.
II. Apreciar música clássica e frequentar shows de ópera são elementos característicos de capital social.
III. Residir em condomínios ditos de luxo e ir a restaurantes chiques são exemplos de capital simbólico.
É correto o que se afirma em
Foucault denomina esses dois tipos de poder, respectivamente, de
GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, nº 92/93, jan/jun 1988.
Sobre essa Amefricanidade, é correto afirmar que
As relações de produção e as forças produtivas, em uma sociedade, formam o que Karl Marx denomina de _________ 1 , que é a sua base material ou econômica. Esta base sustenta a vida social, política e cultural, as estruturas jurídico-políticas e ideológicas que, em conjunto, formam a/o _________ 2 , segundo este pensador. Ambas configuram a manutenção da dominação em uma sociedade dividida entre classes sociais produtoras e exploradoras.
MODERNA PLUS – Sociologia em Movimento. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2024.
Acerca do pensamento decolonial, assinale a afirmação verdadeira.
PAIVA, Luíz Fábio S. “Aqui não tem gangue, tem facção”: as transformações sociais do crime em Fortaleza. Cadernos CRH, Salvador, v. 32, nº 85, p. 165-184, jan/abr 2019.
Considerando esse enunciado, assinale a afirmação verdadeira.
CASTELLS, Manuel. Ruptura: a crise da democracia liberal. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
Assim, pensando com Castells (2018), é correto afirmar que essa crise na legitimidade da política é, também, uma crise
GIDDENS, Anthony. Sociologia. 6ª ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
No que diz respeito a esses níveis de análise sociológica, assinale a afirmação verdadeira.
SILVA, Roniel Sampaio. O que é Dorama? Entenda esse fenômeno cultural. Blog Café com Sociologia, Campo Maior-Pi, s/d. Disponível em: https://cafecomsociologia.com/o-que-e-dorama-entenda-essefenomeno-cultural/ acesso em:09/10/2025. Adaptado.
De acordo com o trecho apresentado, é correto depreender-se que
Partindo do exposto, avalie as seguintes afirmações:
I. O SUS foi criado com a Constituição Federal de 1988, em artigo que busca garantir o direito civil de escolha entre saúde pública e privada.
II. Dentre os amplos serviços do SUS hoje, estão assistência, vacinação, exames preventivos e educação permanente em saúde.
III. Com o SUS, a organização e a gerência dos serviços públicos de saúde são responsabilidade de todas as três esferas de governo no Brasil.
IV. Os serviços filantrópicos de saúde, como os das Santas Casas de Misericórdia no Brasil, foram excluídos para os pobres com a criação do SUS.
É correto o que se afirma em
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
Partindo do que Darcy Ribeiro demonstra, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) O povo brasileiro, mestiçado de matrizes africanas, europeias e indígenas, mesmo dividido em classes dominantes, convive em todas esses estratos sociais com mais homogeneidade racial.
( ) Os brasileiros, forjados no quadro de dominação social de classes e da mestiçagem, formam um povo que ainda se depara com o desafio de realizar uma emancipação social abrangente.
( ) O povo brasileiro, mestiço na carne e no espírito, é um povo novo e motivado a realizar uma missão civilizatória, sem impedimentos para cumprir seu destino de ordem e progresso.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
SELL, Carlos Eduardo. Sociologia Clássica: Marx, Durkheim e Weber. 7ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2015.
No que concerne ao surgimento da Sociologia, é correto afirmar que
SIBILIA, Paula. O Show do Eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
Considerando essa “espetacularização do eu” como fenômeno socioantropológico, assinale a afirmação verdadeira.
VAINFAS, Ronaldo. A heresia dos índios: catolicismo e rebeldia no Brasil colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Considerando o enunciado, é correto concluir-se que