Questões de Concurso Comentadas para cpgi - mg

Foram encontradas 56 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1948154 Veterinária
Com base no Decreto 10.468, de 20 de agosto de 2020, sobre o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, analise as afirmativas a seguir:
I. Nos casos em que o pescado tiver infestação por endoparasitas da família Anisakidae, os produtos poderão ser destinados ao consumo cru somente após serem submetidos ao congelamento à temperatura de –15ºC (quinze graus Celsius negativos) por sete dias ou a –20ºC (vinte graus Celsius negativos) durante cinco horas.
II. Pescado fresco é aquele que não foi submetido a qualquer processo de conservação, a não ser pela ação do gelo, mantido em temperaturas próximas à do gelo fundente, à exceção daqueles comercializados vivos.
III. Quando o pescado for destinado como matéria-prima para a elaboração de conservas, é permitida a utilização de congelador salmourador nas embarcações, desde que seja atendido o conceito de congelamento rápido e atinja temperatura não superior a –5ºC (cinco graus Celsius negativos), devendo ter como limite máximo essa temperatura durante o seu transporte e armazenagem.
Assinale
Alternativas
Q1948152 Saúde Pública
As opções a seguir apresentam alguns dos principais programas de erradicação de doenças em execução no país, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q1948150 Veterinária
A característica lesão dermonecrótica é resultado dos efeitos diretos do veneno nas membranas celulares e basais, assim como na matriz extracelular. A interação inicial do veneno com os tecidos causa ativação de complemento, migração de neutrófilos polimórficos, liberação de enzimas proteolíticas, liberação de citocinas, agregação plaquetária, e alterações no fluxo sanguíneo que resultam em edema e isquemia, com o desenvolvimento de necrose.
A lesão dermonecrótica pode ser causada pela picada de aranhas da espécie
Alternativas
Q1948149 Veterinária
A doença incurável que aparece na lista “B” do Escritório Internacional de Epizootias (OIE), que possui como agente causal a bactéria Burkholderia mallei, que acomete os cavalos e, de forma mais grave, os asininos e muares, podendo acometer inclusive o homem, é conhecida como
Alternativas
Q1948148 Veterinária
A rinotraqueíte infecciosa bovina (IBR)/ vulvovaginite pustular infecciosa bovina (IPV), causada pelo herpesvírus bovino tipo 1 (HVB-l) é uma virose que afeta o sistema
Alternativas
Q1948147 Veterinária
O tipo de castração canina que consiste na retirada dos testículos é denominado
Alternativas
Q1948146 Veterinária
Assinale a opção que indique corretamente a zoonose sistêmica transmitidas aos seres humanos pela ingestão de leite ou produtos lácteos.
Alternativas
Q1948145 Veterinária
“A raiva é considerada uma das zoonoses de maior importância em Saúde Pública, não só por sua evolução drástica e letal, como também por seu elevado custo social e econômico. Estima-se que a raiva bovina na América Latina cause prejuízos anuais de centenas de milhões de dólares, provocados pela morte de milhares de cabeças, além dos gastos indiretos que podem ocorrer com a vacinação de milhões de bovinos e inúmeros tratamentos pós-exposição (sorovacinação) de pessoas que mantiveram contato com animais suspeitos.”
(Controle da Raiva dos Herbívoros Herbívoros. Manual Técnico. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Defesa Agropecuária. 2009.) 
O principal transmissor da raiva dos herbívoros é o morcego hematófago da espécie
Alternativas
Q1948137 Legislação Federal
Em relação à Lei 11.107, de 6 de abril de 2005, no caso de a gestão associada originar a transferência total ou parcial de encargos, serviços, pessoal e bens essenciais à continuidade dos serviços transferidos, o contrato de programa, sob pena de nulidade, deverá conter cláusulas que estabeleçam:
I. os encargos transferidos e a responsabilidade subsidiária da entidade que os transferiu;
II. a identificação dos bens que terão apenas a sua gestão e administração transferidas e o preço dos que sejam efetivamente alienados ao contratado;
III. o procedimento para o levantamento, cadastro e avaliação dos bens reversíveis que vierem a ser amortizados mediante receitas de tarifas ou outras emergentes da prestação dos serviços.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1931922 Administração de Recursos Materiais
Corresponde à menor quantidade de materiais armazenados para garantir que, dentro dos patamares de oscilação estimados, não haverá falta de materiais necessários para absorver eventuais falhas decorrentes de oscilação do consumo, não cumprimento de prazos de fornecimento, qualidade dos materiais, divergência de remessas e diferenças de inventário.
O conceito apresentado refere-se ao estoque
Alternativas
Q1931921 Administração Geral
O organograma corresponde à representação gráfica da organização formal de uma organização. Ele é usado para representar as relações hierárquicas ou simplesmente a distribuição dos setores, unidades funcionais e cargos e a comunicação entre eles.
A respeito do organograma, é correto afirmar que o diagrama deve
Alternativas
Q1931920 Gestão de Pessoas
A Gestão por Competências é o processo de conduzir os colaboradores para atingirem as metas e os objetivos da organização através de suas competências técnicas e comportamentais. Seu principal objetivo é desenvolver e reter as pessoas que irão ajudar a empresa a atingir os resultados desejados, por meio da identificação e aperfeiçoamento das competências individuais e organizacionais.
Os fatores que compõem a competência individual são
Alternativas
Q1931919 Administração Pública
As opções a seguir apresentam municípios que fazem parte do CPGI de Minas Gerais, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q1931918 Administração Pública

Analise o texto a seguir:


“Deverão ser constituídas e reguladas por contrato de programa, como condição de sua validade, as obrigações que um ente da Federação constituir para com outro ente da Federação ou para com consórcio público no âmbito de gestão associada em que haja a prestação de serviços públicos ou a transferência total ou parcial de encargos, serviços, pessoal ou de bens necessários à continuidade dos serviços transferidos. Esse tipo de contrato deverá atender à legislação de concessões e permissões de serviços públicos e, especialmente, no que se refere ao cálculo de tarifas e de outros preços públicos, à de regulação dos serviços a serem prestados; e prever procedimentos que garantam a transparência da gestão econômica e financeira de cada serviço em relação a cada um de seus titulares. Por fim, cumpre esclarecer que o contrato de programa continuará vigente mesmo quando extinto o consórcio público ou o convênio de cooperação que autorizou a gestão associada de serviços públicos.”

(Fonte: Lei nº. 11.107, de 06 de abril de 2005)


É certo afirmar que o texto está

Alternativas
Q1931916 Direito Administrativo
Consórcio Público constituirá associação pública ou pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com a finalidade de prestar serviços e desenvolver ações conjuntas que visem ao interesse coletivo e benefícios públicos.
Considerando o texto, julgue as afirmativas a seguir:
( ) A União somente participará de consórcios públicos em que também façam parte todos os Estados em cujos territórios estejam situados os Municípios consorciados. Sendo que, para cumprimento de seus objetivos, o consórcio público poderá firmar convênios, contratos, acordos de qualquer natureza, receber auxílios, contribuições e subvenções sociais ou econômicas de outras entidades e órgãos do governo.
( ) Os consórcios públicos poderão outorgar concessão ou permissão não cabendo nesse tipo de contrato a autorização de obras e serviços públicos, devendo esses ser em conjunto, indicando de forma específica o objeto da concessão e as condições a que deverá atender, observada a legislação de normas especiais em vigor.
( ) O contrato, através do qual será constituído o consórcio público, para devida celebração, dependerá da prévia subscrição de protocolo de intenções, o qual deverá, necessariamente, conter as seguintes cláusulas, entre outras: a indicação da área de atuação do consórcio; a previsão de que o consórcio público é associação pública ou pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos; as condições para que o consórcio público celebre contrato de gestão ou termo de parceria.
( ) Os entes consorciados somente entregarão recursos ao consórcio público mediante contrato de rateio, que será formalizado em cada exercício financeiro, e seu prazo de vigência não será superior ao das dotações que o suportam, sem exceções. Sendo a aplicação dos recursos entregues por meio de contrato de rateio, permitida para o atendimento de despesas genéricas, inclusive transferências ou operações de crédito.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1931915 Direito Administrativo
A Lei 8.666/93 dispõe em seu artigo 41: “A Administração não pode descumprir as normas e condições do edital, ao qual se acha estritamente vinculada.”
Em relação aos princípios das licitações públicas, o artigo se refere ao princípio da
Alternativas
Q1931914 Direito Administrativo
Analise as assertivas a seguir:
I. A Lei Complementar 8.666/93 estabelece normas exclusivas sobre licitações pertinentes a obras e serviços essenciais, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados e do Distrito Federal.
II. As obras, serviços, e concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas entre setores públicos, serão sem exceções precedidas de licitação.
III. Para os fins da Lei 8.666/93, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Q1931913 Arquivologia
A conservação é a função arquivística que busca estender a vida útil do documento, procurando mantê-lo o mais próximo possível do estado físico em que foi criado.
Ela pode ser
Alternativas
Q1931912 Conhecimentos Gerais
“Ação em conjunto entre Polícia Civil e Policia Militar e Guarda Civil Metropolitana foi feita para desocupar a área da Praça Princesa Isabel, no centro de São Paulo. Entretanto, a maioria dos usuários de drogas ficou a apenas 50m do local onde funcionava a maior feira de drogas a céu aberto e passou a se concentrar na avenida Rio Branco, próximo à esquina com a avenida Duque de Caxias, em frente à Praça Princesa Isabel.
A medida fez com que os ocupantes da praça, predominantemente dependentes químicos, passassem a perambular sem destino certo, espalhando o fluxo pela região central da cidade.”
(BARRETO FILHO, 2022. Disponível em: https://noticias.uol.com.br)

A notícia apresentada demonstra a
Alternativas
Q1931911 Conhecimentos Gerais
Até abril de 2022, a Petrobras já reajustou o preço dos combustíveis em até 24,4%. O óleo diesel e o gás de cozinha também sofreram aumentos significativos.
Em relação ao aumento no preço dos combustíveis, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: B
5: C
6: B
7: C
8: A
9: A
10: C
11: B
12: A
13: D
14: A
15: A
16: D
17: B
18: A
19: D
20: B