Questões de Concurso
Foram encontradas 25 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Além de ter espírito de liderança e solidariedade, o agente de saúde comunitário deve ser recrutado por meio de processo seletivo e preencher os seguintes requisitos, EXCETO:
NÃO constitui indicador de violência física ao idoso:
A dengue é uma das doenças mais frequentes no Brasil. O crescimento desordenado das cidades, deficiências no abastecimento regular de água e na coleta e no destino adequado do lixo, aumentam em muito os criadouros do mosquito da dengue. Quanto ao ciclo de transmissão da Dengue, assinale V (verdadeiro) ou F(falso) segundo corresponda:
I- A Dengue é causada por um virus e transmitida ao homem pelo Mosquito Aedes Aegipti.
II- Há transmissão de dengue direto de uma pessoa doente para outra sadia, seja por contato direto, alimentos, água ou quaisquer objetos.
III- Somente o mosquito Aedes Aegypti infectado pode transmitir dengue.
IV- O Frio acelera o ciclo do mosquito, de ovo a adulto, que ocorre em menos dias, contribuindo para aumentar a sua população.
V- A doença começa a se manifestar depois de algum tempo que varia de 15 a 20 dias.
Assinale a opção que agrupa a sequência CORRETA:
O Ministério do Desenvolvimento Social coordena o Programa Bolsa- Família, que visa combater a fome, a pobreza, as desigualdades, promovendo a inclusão social das famílias beneficiárias. Faz parte de seu trabalho o acompanhamento de todas as gestantes e crianças menores de 07 anos de idade contempladas com o benefício do programa. Os compromissos dos beneficiários são EXCETO:
Para o cumprimento da tarefa de promover e proteger a saúde, o SUS precisa se organizar conforme alguns princípios, previstos no artigo 198 da Constituição Federal de 1998 e da Lei N° 8.080/1990. A qual dos princípios corresponde o seguinte enunciado:
“O SUS deve disponibilizar serviços que promovam a justiça social, que canalizem maior atenção aos que mais necessitam, diferenciando as necessidades de cada um. É traduzido pelo tratamento desigual aos desiguais, devendo o governo investir mais onde e para quem as necessidades forem maiores”.
Assinale a resposta CORRETA.
Doença inflamatória causada por um parasita. É bastante comum em países da América do Sul, América Central e no México. Hoje, a transmissão da doença não se dá mais por meio do contato direto do parasita, mas principalmente pelo contato indireto, por meio da ingestão de alimentos contaminados com fezes do parasita. As características descritas são de:
Segundo o Art. 10 da Lei nº 11.350, de 05 de Outubro de 2006, a administração pública somente poderá rescindir unilateralmente o contrato do Agente de Combate às Endemias, de acordo com o regime jurídico de trabalho adotado, na ocorrência de uma das seguintes hipóteses, EXCETO:
A leptospirose é um importante problema de saúde pública no Brasil, e em outros países tropicais em desenvolvimento, devido à alta incidência nas populações que vivem em aglomerações urbanas sem adequada infraestrutura sanitárias. Quanto à Leptospirose, assinale o enunciado ERRADO:
As leishmanioses são consideradas primariamente como uma zoonose, podendo acometer o homem quando este entra em contato com o ciclo de transmissão do parasito, transformandose em uma antropozoonose. Os vetores da leishmaniose visceral são insetos denominados flebotomíneos, conhecidos popularmente como mosquito palha, tatuquiras, birigui, entre outros. Quanto aos vetores, assinale o enunciado INCORRETO:
Quanto à esquistossomose marque o enunciado ERRADO:
Quanto ao modo de transmissão e período de transmissibilidade da Dengue, marque V (verdadeiro) ou F (falso) segundo corresponda:
I) A fêmea do Aedes aegypti costuma picar as pessoas durante a noite, para viabilizar a maturação dos ovos.
II) O período de transmissibilidade da doença compreende dois ciclos: um extrínseco, que ocorre no ser humano, e outro intrínseco, que ocorre no vetor.
III) Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem em fontes de água ou alimento.
IV) O homem está apto a infectar o mosquito a partir de 1º dia antes do aparecimento dos sintomas até o 6º dia da doença.
V) A transmissão do ser humano para o mosquito ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do ser humano, chamado período de viremia.
A opção que agrupa a sequência CORRETA é:
O homem necessita frequentemente controlar pragas. Elas têm acompanhado a humanidade desde seus primórdios, causando-lhe inúmeros danos, seja diminuindo a qualidade de alimentos a serem colhidos, seja transmitindo doenças a pessoas e animais que o cercam e lhe são úteis. Quanto ao controle de vectores, analise os seguintes enunciados e assinale o INCORRETO:
Quanto à classificação das zoonoses. Assinale a opção que corresponde ao seguinte enunciado:
“Há a participação de mais de uma espécie de hospedeiro vertebrado na cadeia de transmissão.
Ex.: Cisticercose, Hidatidose”.
A transmissão das zoonoses pode ocorrer por via direta ou indireta (alimentos, secreções, vômitos e artrópodes). Qual das seguintes doenças é transmitida através de alimentos?
As zoonoses podem ser divididas, teoricamente, em três grandes grupos. Assinale a doença que é grave para o homem, e raramente (ou ligeiramente) prejudicial à saúde animal:
___________ constitui uma das principais garantias de respeito aos direitos individuais. Isto porque a lei, ao mesmo tempo em que os define, estabelece também os limites da atuação administrativa que tenha por objeto a restrição ao exercício de tais direitos em benefício da coletividade.
____________ é a emanação de atos de produção jurídica complementares, em aplicação concreta do ato de produção primário e abstrato contido na lei; nessa função, o órgão estatal atua como parte das relações a que os atos se referem, tal como ocorrem nas relações de direito privado.
Por definição, atalho é um(a):
_____________ é o ato de transferir arquivos do computador de um usuário para a Web.
A mãe estava na sala, costurando. O menino abriu a porta da rua, meio ressabiado, arriscou um passo para dentro e mediu cautelosamente a distância. Como a mãe não se voltasse para vê-lo, deu uma corridinha em direção de seu quarto.
– Meu filho? – gritou ela.
– O que é – respondeu, com o ar mais natural que lhe foi possível.
– Que é que você está carregando aí?
Como podia ter visto alguma coisa, se nem levantara a cabeça? Sentindo-se perdido, tentou ainda ganhar tempo.
– Eu? Nada…
– Está sim. Você entrou carregando uma coisa.
Pronto: estava descoberto. Não adiantava negar – o jeito era procurar comovê-la. Veio caminhando desconsolado até a sala, mostrou à mãe o que estava carregando:
– Olha aí, mamãe: é um filhote…
Seus olhos súplices aguardavam a decisão.
– Um filhote? Onde é que você arranjou isso?
– Achei na rua. Tão bonitinho, não é, mamãe?
Sabia que não adiantava: ela já chamava o filhote de isso. Insistiu ainda:
– Deve estar com fome, olha só a carinha que ele faz.
– Trate de levar embora esse cachorro agora mesmo!
– Ah, mamãe… – já compondo uma cara de choro.
– Tem dez minutos para botar esse bicho na rua. Já disse que não quero animais aqui em casa.
Tanta coisa para cuidar, Deus me livre de ainda inventar uma amolação dessas.
O menino tentou enxugar uma lágrima, não havia lágrima. Voltou para o quarto, emburrado:
A gente também não tem nenhum direito nesta casa – pensava. Um dia ainda faço um estrago louco. Meu único amigo, enxotado desta maneira!
– Que diabo também, nesta casa tudo é proibido! – gritou, lá do quarto, e ficou esperando a reação da mãe.
– Dez minutos – repetiu ela, com firmeza.
– Todo mundo tem cachorro, só eu que não tenho.
– Você não é todo mundo.
– Também, de hoje em diante eu não estudo mais, não vou mais ao colégio, não faço mais nada.
– Veremos – limitou-se a mãe, de novo distraída com a sua costura.
– A senhora é ruim mesmo, não tem coração!
– Sua alma, sua palma.
Conhecia bem a mãe, sabia que não haveria apelo: tinha dez minutos para brincar com seu novo amigo, e depois… ao fim de dez minutos, a voz da mãe, inexorável:
– Vamos, chega! Leva esse cachorro embora.
– Ah, mamãe, deixa! – choramingou ainda: – Meu melhor amigo, não tenho mais ninguém nesta vida.
– E eu? Que bobagem é essa, você não tem sua mãe?
– Mãe e cachorro não é a mesma coisa.
– Deixa de conversa: obedece sua mãe.
Ele saiu, e seus olhos prometiam vingança. A mãe chegou a se preocupar: meninos nessa idade, uma injustiça praticada e eles perdem a cabeça, um recalque, complexos, essa coisa.
– Pronto, mamãe!
E exibia-lhe uma nota de vinte e uma de dez: havia vendido seu melhor amigo por trinta dinheiros.
– Eu devia ter pedido cinquenta, tenho certeza que ele dava murmurou, pensativo.
(Fonte: Sabino, Fernando. O melhor amigo. In: A vitória da infância. São Paulo: Ática, 1995.)
No enunciado “Conhecia bem a mãe, sabia que não haveria apelo”, o verbo haver está no futuro do pretérito do Modo Indicativo. Marque a opção em que o(s) verbo(s) em destaque tem a mesma IDEIA de tempo.