Questões de Concurso

Foram encontradas 766 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2432548 Pedagogia

O público-alvo da Educação Especial é formado por:

I.Estudantes com deficiência, que são aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.

II.Estudantes com transtornos globais do desenvolvimento, que são todos aqueles que têm algum tipo de transtorno neurológico ou psíquico, como as psicoses infantis, o transtorno opositor desafiador e a Síndrome de Asperger.

III.Estudantes com deficiência, que são todos aqueles que têm impedimentos de curto prazo, de natureza física ou sensorial.

IV.Estudantes com altas habilidades/superdotação, que são aqueles que apresentam um potencial elevado e alto envolvimento com áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas, como: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2432547 Pedagogia

Considerando-se a Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar, analise as afirmações a seguir:

I.O atendimento educacional especializado identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminam as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas.

II.O atendimento educacional especializado tem função de apoiar o desenvolvimento dos estudantes com deficiência, sendo obrigatório apenas no Ensino Fundamental da rede pública de ensino.

III.O atendimento educacional especializado deve ser realizado no turno da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2432546 Pedagogia

Com relação ao papel da família no processo de inclusão escolar de estudantes público-alvo da Educação Especial, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)A participação da família é obrigatória no cotidiano escolar apenas em casos de deficiência severa.

(__)De acordo com a literatura científica, a relação família-escola é fundamental para a inclusão educacional, que deve ocorrer por meio de uma valorização e participação ativa dos pais/responsáveis, de um trabalho colaborativo no dia a dia e de uma comunicação eficaz com troca de informações.

(__)Conforme estudos, em virtude das diferentes atribuições da escola e da família na educação das crianças, a participação da família na escola deve se limitar às questões burocráticas.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

Alternativas
Q2432545 Pedagogia

Com relação à escolarização de estudantes surdos, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2432544 Pedagogia

A organização do tempo e do espaço físico na escola é importante para a superação de desafios históricos na educação, sobretudo no âmbito da educação especial. A esse respeito, analise as afirmações e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Os vínculos entre os tempos/espaços escolares e ações pedagógicas são evidentes, mas nem sempre são reconhecidos. Nesse contexto, por exemplo, é importante pensar que a disposição física dos materiais na escola e na sala de aula, a maneira como estão ou não disponíveis aos estudantes e profissionais da educação influencia diretamente as possibilidades de sua mobilização nos processos de ensino e aprendizagem, exercendo forte influência sobre os procedimentos didáticos.

(__)Tempo e espaço são elementos fundamentais do processo educativo, assim, não há como falar em escola inclusiva sem que se garanta, entre outras questões, a acessibilidade arquitetônica, elemento fundamental para que todos possam participar de atividades e dinâmicas propostas, percebendo-se pertencentes a um espaço comum e acolhedor.

(__)A organização de tempo e espaço por si só é elemento suficiente para que se garanta a inclusão escolar.

(__)A organização de tempos e espaços escolares não deve levar em consideração as particularidades da comunidade escolar, pois é baseada em discussões universais e que podem ser replicadas em todos os contextos existentes, dado seu caráter eminentemente técnico.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: B
5: A