Questões de Concurso
Foram encontradas 1.019 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Entre os campos de experiência previstos na BNCC, documento que fundamenta as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil do Município de Criciúma (2020), encontra-se a seguinte descrição:
“Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras” (Brasil, 2017, p. 37).
O trecho acima refere-se a qual campo de experiência?
A: I love going to the movies, but my husband ____.
B: So you don’t go very often, ____ you?
A: No, we don’t. But we went a few days ago to see Poor Things.
B: So ____ I! It was quite interesting.
Mark the alternative that fills out, correctly and respectively, the gaps in the sentences above.
Poor Things – Emma Stone transfixes in Lanthimos’s thrilling carnival of oddness
(Available at: www.theguardian.com/film/2024/jan/14/poor-things-review-yorgos-lanthimos-emma-stonefrankenstein – text specially adapted for this test).
( ) O culto ao líder era realizado através da disseminação de sua imagem por diversos locais, como escolas e instituições públicas, com o objetivo de propagar os ideais totalitários e manter o domínio ideológico sobre o povo.
( ) O líder e o Estado eram retratados como os heróis da pátria contra os inimigos, ideologias contrárias eram fortemente combatidas através da censura e do uso do terror, colocando a população em constante vigilância.
( ) A centralização do poder se concentrava nas mãos do líder ou do partido, porém havia a possibilidade do pluripartidarismo, embora os partidos fossem controlados pelo partido do governo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Coluna 1
1. Luterana.
2. Calvinista.
3. Anglicana.
Coluna 2
( ) Diferentemente das demais, ocorreu a partir da iniciativa de um governante, e não de teólogos críticos às doutrinas e práticas do clero católico; trouxe benefícios econômicos, uma vez que todos os bens da Igreja Católica foram confiscados e vendidos a vários nobres e comerciantes.
( ) Foi a precursora do movimento reformista, criticava a venda de indulgências e defendia a salvação somente através da fé, não sendo possível obter o perdão de Deus através de boas ações ou com a compra de indulgências.
( ) Pregava a salvação por meio da predestinação; as pessoas que seriam salvas e aquelas que estariam condenadas à perdição já teriam sido escolhidas por Deus desde o nascimento, a devoção ao trabalho e à riqueza material eram formas de reconhecer os abençoados por Deus.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
• O Reino localizava-se na África Central, tendo ao Norte a foz do Rio Zaire.
• Após os primeiros contatos realizados pelo navegador Diogo Cão, seus governantes passaram a estabelecer relações diplomáticas com Portugal e converteram-se ao Cristianismo.
• O contato com os europeus resultou em uma ampla modificação das formas de organização social, uma vez que D. Afonso I (Mvemba-a-Nzinga) passou a implantar o modelo do Cristianismo de acordo com os regimentos enviados pelos soberanos portugueses.
Assinale a alternativa que corresponde ao Reino africano descrito acima.
I. A partir do século V, a diminuição da produção agrícola, acarretada principalmente por sucessivas crises climáticas, somada à redução na arrecadação de impostos, contribuíram para mergulhar o Império Romano em uma crise econômica.
II. Os proprietários adotaram o sistema de arrendamento, também chamado de colonato, no qual os camponeses utilizavam um pedaço de terra arrendado e, em troca, eram obrigados a trabalhar alguns dias por semana na terra do proprietário.
III. As villas passaram a ser o centro da produção, contribuindo para a ruralização da economia, porém permaneciam vinculadas a uma economia urbana, da qual ainda eram dependentes.
Quais estão INCORRETAS?
I. Os aqueus estabeleceram-se na Península do Peloponeso e são considerados um dos primeiros povos a ocupar o território da Grécia Antiga, dando início à civilização micênica.
II. Os micênicos influenciaram o povo minoico em vários aspectos, principalmente na construção de palácios com paredes decoradas, utilizados como centros religiosos, políticos e econômicos, servindo também para armazenar a produção agrícola.
III. Os primeiros povoadores de Atenas foram os pelasgos (ou pelágios), sendo assimilados pelos invasores aqueus, eólios e jônios, embora os atenienses considerassem somente os jônios como ancestrais.
IV. Esparta foi fundada pelos dórios, na planície da Lacônia, na região do Peloponeso. Parte dos aqueus que habitavam a região aceitou pacificamente a invasão, outros preferiram fugir ou resistir; os que resistiram acabaram escravizados.
Quais estão corretas?
I. Leitura: não compreende apenas o texto escrito, mas as imagens estáticas ou em movimento, e sons. Além disso, essa prática de linguagem compreende as situações de produção do leitor/ouvinte/espectador com os textos escritos.
II. Escrita: compreende as práticas de linguagem relacionadas à interação e à autoria (individual ou coletiva) do texto escrito e multissemiótico, com diferentes finalidades e projetos enunciativos.
III. Oralidade: compreende as práticas de linguagem que ocorrem em situação oral com ou sem contato face a face. Envolve também a oralização de textos em situações socialmente significativas e interações e discussões envolvendo temáticas e outras dimensões linguísticas do trabalho nos diferentes campos de atuação.
IV. Análise linguística/semiótica: diz respeito à análise sintática e morfológica, compreendendo os efeitos de sentido pela forma de composição do texto. Por sua vez, a análise semiótica compreende a produção escrita em texto de multiletramentos ocasionados pelo plano, pelo ângulo, pelo lado, pela figura, pelo fundo, pela profundidade, pelo foco, pela cor e pela intensidade dados às imagens. Vale destacar que a análise linguística e semiótica se efetiva no momento da aula, através da análise do texto escrito.
Quais estão corretas?
I. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
II. Relegar a segundo plano o ensino da linguagem escrita, visto que em diferentes campos de atuação da vida social sua utilização não exige conhecimentos próprios da língua padrão.
III. Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
IV. Evitar o trabalho em sala de aula com o fenômeno da variação linguística, em virtude da não promoção de discussões acerca de preconceitos linguísticos.
Quais estão corretas?