Questões de Concurso

Foram encontradas 119 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1797226 Pedagogia
Segundo a Lei 9.394/96 - LDB A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola,  é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno que:
I. Cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas. II. Maior de trinta anos de idade. III. Estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física. IV. Tenha prole. Assinale a alternativa em que apresenta a prática de educação física facultativa.
Alternativas
Q1797225 Educação Física
São competências específicas de Educação Física para o Ensino Fundamental:
1. Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual. 2. Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo.
3. Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais. 4. Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes. 5. Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam. 6. Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.
Assinale a alternativa em que apresenta competências específicas de Educação Física.
Alternativas
Q1797224 Educação Física

De acordo com a BNCC a unidade temática Ginásticas, são propostas práticas com formas de organização e significados muito diferentes, o que leva à necessidade de explicitar a classificação adotada:

Leia as alternativas em que apresenta classificação adotada.

1. Ginástica geral.

2. Ginásticas de condicionamento físico.

3. Ginásticas de conscientização corporal.

4. Ginástica simples.

5. Ginástica coreografada.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q1797223 Pedagogia
Para aumentar a flexibilidade na delimitação dos currículos e propostas curriculares, tendo em vista a adequação às realidades locais, as habilidades de Educação Física para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais estão sendo propostas na BNCC organizadas em dois blocos (1º e 2º anos; 3º ao 5º ano) e se referem aos seguintes objetos de conhecimento em cada unidade temática: Assinale a alternativa em que está a unidade temática não é comum de 1º ao 5º ano, segundo a BNCC: Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1797222 Pedagogia
Além da vivência, a experiência efetiva das práticas corporais oportuniza aos alunos participar, de forma autônoma, em contextos de lazer e saúde no(a):  A respeito dos os elementos fundamentais e comuns às práticas corporais, analise os itens:
I. Movimento corporal. II. Organização interna. III. Produção cultural
Está(ão) CORRETA(S):
Alternativas
Q1797221 Pedagogia
De acordo com a Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional, em seu Art. 35 diz que 0 ensino médio, etapa final da Educação Básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: Assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1797220 Educação Física

De acordo com a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu Art. 19-A - § 7° , diz que os detentores da guarda possuem o prazo de:

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1797219 Educação Física
Sobre a fisiologia, analise os itens, analise os itens:
I. A Fisiologia é o ramo da Biologia dedicado à compreensão do funcionamento de um organismo, sendo responsável por desvendar todos os processos físicos e químicos envolvidos na manutenção da vida. II. O estudo da fisiologia iniciou-se na Grécia por volta de 2500 anos atrás. O termo fisiologia é oriundo das palavras gregas phýsis e logos, que, juntas, significam literalmente “conhecimento da natureza”. III. Uma das figuras mais influentes no campo da fisiologia da Antiguidade foi Cláudio Galeno (129-200 d.C.), um médico conhecido por tratar gladiadores. IV. Galeno realizou diversos trabalhos com animais e seguia uma doutrina conhecida como “quatro humores”. Essa doutrina partia da ideia de que o corpo era formado por quatro diferentes fluidos: sangue, fleuma, bile amarela e bile negra. Segundo esse médico, o coração, o fígado e o cérebro eram os principais órgãos do corpo humano. V. Outra figura que merece destaque é Andreas Versalius (1514-1564), que publicou, em 1543, a obra intitulada De Humani Corporis Fabrica. Esse trabalho ficou conhecido como um grande marco tanto no estudo da anatomia como para a fisiologia moderna, iniciando uma nova forma de compreender o funcionamento do corpo.
Estão CORRETAS:
Alternativas
Q1797218 Educação Física
O carboidrato é um macro nutriente composto por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Também são comumente chamados de glicídios e açúcares e temos nele a principal fonte de energia do nosso corpo que é utilizada durante o exercício, uma vez que quando ingerido e absorvido é responsável por liberar glicose, que fornece energia para as células e faz a manutenção metabólica glicêmica. De acordo com sua composição, assinale de 1 a 5, de acordo com os parênteses: (1) Monossacarídeos. (2) Polissacarídeos. (3) Sacarose. (4) Maltose. (5) Lactose.
( ) É o açúcar do leite. Sintetizado nas glândulas mamarias dos mamíferos. ( ) De composição menos complexa, possuem de 3 a 7 carbonos em sua estrutura. Alguns exemplos desse tipo de carboidrato são: Galactose, glicose e frutose. ( ) São exemplos desse tipo de carboidrato o extrato da cana de açúcar, da beterraba, uva e mel. Além do açúcar comum que utilizamos em casa ser exemplo dessa classe de carboidratos. ( ) São moléculas complexas formadas pela união de diversos monossacarídeos, são exemplos o amido e a celulose. ( ) Esse tipo de dissacarídeo não é encontrado naturalmente na natureza, sendo assim obtido pela indústria através da fermentação de cereais, como por exemplo, a cevada.
A sequência CORRETA é:
Alternativas
Q1797216 Educação Física
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais, garantindo: Assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q1797215 Educação Física
As políticas públicas no campo da educação inclusiva se referem a todos os aspectos de criação e gestão de normas voltadas à garantia do direito à educação para todos, particularmente para os segmentos sociais historicamente excluídos do sistema de ensino. A garantia do direito à educação de estudantes com os mais diversos perfis pressupõe a criação e a manutenção de um conjunto de serviços que complementem a escolarização oferecida pelas instituições de ensino. Sobre os profissionais dedicados a Educação Inclusiva, analise os itens:
I. Equipes multidisciplinares dedicadas a identificar e eliminar barreiras existentes nas escolas, incluindo o atendimento educacional especializado (AEE). II. Profissionais voltados ao apoio de estudantes que demandam cuidados de alimentação, higiene e locomoção. III. Profissionais com especialização em recursos de acessibilidade, como instrutores e intérpretes de Língua brasileira de sinais (Libras), entre outros.
Está(ão) CORRETA(S): 
Alternativas
Q1797103 Serviço Social
O Pacto em Defesa do SUS firma-se em torno de ações que contribuam para aproximar a sociedade brasileira do SUS, seguindo estas diretrizes:
I. A repolitização da saúde, como movimento que retoma a Reforma Sanitária Brasileira, atualizando as discussões em torno dos desafios atuais do SUS. II. Promoção da cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como direito. III. Garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema. IV. A regionalização. V. A qualificação do processo de descentralização e ações de planejamento e programação.
Estão CORRETAS:
Alternativas
Q1797102 Serviço Social
De acordo com as Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social, princípios definem as diretrizes curriculares da formação profissional, que implicam capacitação teórico-metodológica, ético-política e técnico operativa para a:
Assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1797097 Serviço Social
De acordo com a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do De acordo com a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu Art. 19-A - § 7° diz que os detentores da guarda possuem o prazo de: Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1797095 Serviço Social
O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho, realiza sua ação profissional no âmbito das políticas socioassistenciais, na esfera pública e privada. Neste sentido, desenvolve atividades na abordagem direta da população que procura as instituições e o trabalho do profissional e por meio da pesquisa, da administração, do planejamento, da supervisão, da consultoria, da gestão de políticas, de programas e de serviços sociais:
I. O surgimento do Serviço Social está intrinsecamente relacionado com as transformações sociais, econômicas e políticas do Brasil nas décadas de 1930 e 1940, com o projeto de recristianização da Igreja Católica e a ação de grupos, classes e instituições que integraram essas transformações. II. O assistente social é um profissional que tem como objeto de trabalho a questão social com suas diversas expressões, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio das políticas sociais, públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. III. A atuação do assistente social realiza-se em organizações públicas e privadas e em diferentes áreas e temáticas, como: proteção social, educação, programas socioeducativos e de comunidade, habitação, gestão de pessoas, segurança pública, justiça e direitos humanos, gerenciamento participativo, direitos sociais, movimentos sociais, comunicação, responsabilidade social, dentre outros. IV. O assistente social busca a inclusão social e a participação das classes subalternas, por meio de formas alternativas e estratégicas de ação. Pois procura conhecer a realidade em que atua e possuir compromisso ético com a classe trabalhadora e com a qualidade dos serviços prestados. V. O surgimento e desenvolvimento do Serviço Social como profissão é resultado das demandas da sociedade capitalista e suas estratégias e mecanismos de opressão social e reprodução da ideologia dominante.
Estão CORRETAS:
Alternativas
Q1797094 Saúde Pública
A reforma sanitária foi o resultado de um conjunto de alterações estruturais realizadas na área da saúde em vários países, quando a falta de condições de saneamento e a baixa qualidade na prestação dos serviços, entre tantos outros, eram enfrentados por vários deles. Sobre a reforma Sanitária, analise os itens:
I. No Brasil, o Movimento da Reforma Sanitária foi influenciado pelas reformulações na área da saúde ocorridas na Itália, e surgiu no início da década de 70 em defesa da democracia - lembrando que a ditadura militar no País compreendeu o período de 1964 a 1985. II. Os seus impulsionadores, dentre os quais o médico e sanitarista Sérgio Arouca, se reuniram em um evento da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), e o seu grupo passou a ser ofensivamente chamados de “partido sanitário”. III. O Cebes - Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, criado em 1976, motivou o debate para os problemas sanitários, o que foi feito através de uma publicação chamada de Saúde e Debate, que logo nos primeiros números falava sobre o direito à saúde e uma proposta de reforma sanitária, que se tornou a premissa da reforma. IV. Em 1986, o movimento sanitarista ou movimento sanitário se consolidou e transformou-se em projeto, com a realização da VIII Conferência Nacional de Saúde. V. Entre 1986 e 1987, a criação da Comissão Nacional da Reforma Sanitária (CNRS) se debruçou sobre a estrutura técnica que seria necessária para tornar possível a mudança do serviço de saúde.
Estão CORRETAS: 
Alternativas
Q1797093 Saúde Pública
São Responsabilidades da Gestão Plena do Sistema Municipal, entre outras, EXCETO:
Alternativas
Q1797092 Saúde Pública
Sobre o Controle, Avaliação e Auditoria no SUS, analise os itens a seguir e assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1797043 Segurança e Transporte
A finalidade do extintor é realizar o combate imediato e rápido em pequenos focos de incêndio. Sendo assim, o extintor não deve ser considerado como substituto de sistemas de extinção mais complexos, mais sim, como equipamento adicional. São os tipos mais comuns de extintores, entre outros, EXCETO: 
Alternativas
Q1797042 Segurança e Transporte
Em situação de incêndio seja no ambiente de trabalho ou em outras, é recomendo as seguintes instruções, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: E
5: D
6: A
7: B
8: E
9: A
10: C
11: E
12: A
13: A
14: B
15: E
16: E
17: E
18: D
19: E
20: C