Questões de Concurso
Foram encontradas 99 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
“O concurso público é o processo administrativo por meio do qual a Administração Pública seleciona o melhor candidato para integrar os cargos e os empregos públicos, na forma do art. 37, II, da CRFB. A exigência do concurso público fundamenta-se nos princípios constitucionais do Direito Administrativo, notadamente os princípios da impessoalidade (igualdade de tratamento aos candidatos), da moralidade (escolha objetiva do candidato, sem levar em consideração os laços de amizade) e da eficiência (por meio da competitividade, prestigia-se o mérito do candidato que apresentou qualidades necessárias ao exercício da função pública).”
Fonte: OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende Oliveira. Curso de direito administrativo. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense; MÉTODO, 2021, p.1283-1284.
Conforme jurisprudências do STF e do STJ, no que se refere aos concursos públicos, é CORRETO afirmar que
Fonte: GUENTHER, 2003. Adaptado.
Considerando esse assunto, avalie as afirmativas a seguir.
I- A educação inclusiva no Brasil se deu através de reivindicações de pais, em razão de as escolas não buscarem acolher seus filhos – não acolhimento que vigora até os dias de hoje.
II- A educação é um direito garantido a todas as pessoas, com ou sem deficiência, e obrigatória para crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de 4 a 17 anos.
III- A educação especial é definida como uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, tendo como objetivos a disponibilização de recursos de acessibilidade, a formação de professores e o oferecimento do AEE.
IV- A realidade brasileira não permite afirmar que há educação inclusiva, pelo fato de ainda não ter acabado com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Estão CORRETAS as afirmativas
1 - Sinan
2 - Sinasc
3 - Sisvan
4 - SIH/SUS
( ) É uma ferramenta que coleta dados sobre a população atendida pelo SUS, incluindo crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Os dados são coletados por meio de medidas antropométricas (medidas corporais) e marcadores de consumo alimentar.
( ) Trata-se de um sistema que registra os atendimentos hospitalares financiados pelo SUS.
( ) Utiliza como informação os dados referentes aos nascimentos informados em todo território nacional, através da Declaração de Nascido Vivo (DN).
( ) É abastecido, principalmente, por meio da notificação e investigação de casos de doenças e agravos listados na relação nacional de doenças de notificação compulsória, permitindo que estados e municípios acrescentem outros problemas de saúde de importância regional.
Assinale a sequência CORRETA, conforme a numeração da segunda coluna, considerando-a de cima para baixo.
A pecuária na dinâmica da economia colonial pode ser entendida como uma atividade essencial no processo de ocupação do território do Brasil. As afirmativas a seguir estão relacionadas a esta atividade. Visto isso, classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A carne era o principal produto dessa atividade e destinava-se ao mercado interno sendo consumida pela população nas fazendas, povoados, vilas e cidades.
( ) Essa atividade foi responsável pela ocupação da região de Mato Grosso e de boa parte do extenso vale do Rio Amazonas.
( ) A pecuária, no período colonial consolida-se como uma atividade baseada em uma estrutura que combina latifúndio e trabalho escravo.
( ) O couro foi o único produto resultante dessa atividade, que chegou a ser destinado ao mercado externo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
Leia com atenção o trecho a seguir. “Temos, assim, três conceitos relacionados, mas não sinônimos, guardando cada uma sua especificidade, além de representarem curvas diferentes de evolução. O coronelismo retrata-se com uma curva tipo sino: surge, atinge o apogeu e cai num período de tempo relativamente curto. O mandonismo segue uma curva sempre descendente. O clientelismo apresenta uma curva ascendente com oscilações e uma virada para baixo nos últimos anos”.
Fonte: CARVALHO, José Murilo de. Pontos e bordados: escritos de história e política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. p.135.
Sobre os conceitos e as ideias do autor, marque a alternativa CORRETA.
Leia o texto a seguir, para responder à questão que a ele se refere.
Desertificação: entenda o que é, como ocorre e quais são as causas
Aumento de temperatura do solo, perda da vegetação, falta de chuvas. Você sabia que tudo isso pode estar relacionado ao fenômeno da desertificação? Em entrevista ao Diário do Nordeste, o doutor em Geografia, Flávio Rodrigues do Nascimento*, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), explicou como ocorre esse processo, dando exemplos brasileiros. O especialista, inclusive, já possui diversas publicações sobre o assunto, como o livro “O fenômeno da desertificação” e “Global environmental changes, desertification and sustainnability”.
Fonte: RABELO, Beatriz. Desertificação: entenda o que é, como ocorre e quais são as causas.
Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/estilo-de-vida/meio-ambiente/desertificacao-entenda-o-que-e-como-ocorre-e-quais-sao-as-causas1.3561265. Acesso em: 20 set. 2024.
Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda a questão, que a ele se referem.
Texto 01
Você lembra quando não existia internet?
Rossandro Klinjey
Para aqueles que se lembram dos dias em que conversas espontâneas em lojas e sorrisos não solicitados eram a norma, a era pré-smartphone, quando a internet ainda era apenas um sonho, foi mágica. Se o auge da sua infância envolvia ouvir sua mãe gritando na rua: “tá na hora do jantar”, ou inventar aventuras apenas com sua imaginação, você provavelmente nutre uma relação de amor e ódio com seu “telefone inteligente”, esse dispositivo maravilhoso com conexão à internet que nos permite andar em cidades que não conhecemos, pedir comida ou comprar roupa com um clique. Enfim, como sobrevivíamos sem Waze e o delivery?
E, sim, eles podem encontrar quase tudo para nós, de um novo amor a uma refeição saborosa. Mas, por mais que tentem, ainda não conseguem substituir um abraço caloroso. Muito menos uma conversa olho no olho, ou entender as sutilezas do coração humano. Um brinde à ironia de um mundo onde podemos estar a um clique de tudo, exceto da genuína conexão entre gente de verdade.
Com a ascensão dos smartphones e das redes sociais, ultrapassamos as barreiras de tempo e espaço, inclusive na internet, reconectando-nos com amigos de infância, colegas de escola e parentes em outros países em tempo real. É uma viagem incrível quebrar as limitações do relógio e da geografia com apenas um toque. Quem poderia resistir a tal fascínio? Em seguida, veio o feed infinito das redes sociais pronto para entregar elevadas doses de dopamina e satisfazer a cada um de nós, fornecendo exatamente o que desejávamos naquele momento. [...]
E assim ficamos presos, quase acreditando que havíamos perdido a capacidade de retornar à nossa humanidade. Agora, começamos a compreender esse dilema. Na busca por experiências externas, desvalorizamos a convivência íntima, aquela que nos permite crescer e dar sentido à nossa vida.
Não por acaso, atualmente, observa-se uma busca por reconexão com o mundo real, uma tentativa de compensar o empobrecimento dos nossos relacionamentos, que se tornaram superficiais.
Que venham esses novos/velhos tempos, e que venham logo, pois é estando presente que a gente vive o melhor de nós.
Disponível em: https://vidasimples.co/colunista/voce-lembra-quando-nao-existia-internet/. Acesso em: 30 set. 2024. Adaptado.
Considere a seguinte passagem do texto: “Agora, começamos a compreender esse dilema. Na busca por experiências externas, desvalorizamos a convivência íntima, aquela que nos permite crescer e dar sentido à nossa vida.”
Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista a estrutura morfológica e sintática dessa passagem.
I- A vírgula depois de “externas” foi usada, de acordo com a norma, para separar a expressão adverbial “Na busca por experiências externas”, que se encontra deslocada.
II- O uso do sinal indicativo de crase em “à nossa vida”, de acordo com a norma, é facultativo, tendo em vista a presença do pronome possessivo feminino “nossa”.
III- Os pronomes “aquela” e “que” são anafóricos uma vez que constroem coesão, pois retomam o termo “a convivência íntima”.
IV- O uso da próclise em “aquela que nos permite” de acordo com a norma, é obrigatório, pois a palavra “que” é atrativa.
V- Os termos “que” e “e” foram usados como conjunções subordinativas, uma vez que ligam orações e constroem a coesão.
Estão CORRETAS as afirmativas
A relação entre habilidades e capacidades motoras é essencial para o desempenho em esportes coletivos. No contexto do basquete e do handebol, analise as informativas a seguir sobre as habilidades e as capacidades motoras necessárias para cada função.
I- As habilidades, como controle de corpo, recepção de bola e passes, são fundamentais no basquete e sustentadas por capacidades como coordenação olho-mão e equilíbrio dinâmico.
II- As habilidades do goleiro, no handebol, incluem defesa baixa e passe, que dependem da destreza manual e do tempo de reação, entre outras capacidades motoras.
III- O zagueiro, no futebol, requer habilidades específicas, como desarme e posicionamento, que são apoiadas por capacidades motoras como precisão de controle e velocidade de movimento.
Está CORRETO o que se afirma em
Qual a combinação de utilitários seria a mais adequada para essa situação?