Questões de Concurso Para prefeitura de esteio - rs

Questões Discursivas

Foram encontradas 1.464 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q4208018 Engenharia de Software
Uma instituição pública iniciou uma auditoria de segurança em seus repositórios de código-fonte, onde o técnico responsável pela segurança da informação realizou a análise da arquitetura de armazenamento da ferramenta de controle de versão utilizada pela equipe. Considerando o Sistema de Controle de Versionamento de Software (Git), pode se afirmar que:

I - Tudo no Git passa por uma soma de verificação (checksum) antes de ser armazenado e é referenciado por esse checksum.
II - “preparado” significa que os dados estão armazenados de forma segura em seu banco de dados local
III - O diretório Git é onde o Git armazena os metadados e o banco de dados de objetos de seu projeto.

Das afirmativas acima, qual(is) está(ão) correta(s)? 
Alternativas
Q4208017 Programação
Durante a revisão de código de um sistema, um técnico avaliou o comportamento e a eficiência das coleções nativas disponíveis na linguagem utilizada no sistema. Considerando a Linguagem de Programação Python, analise as afirmativas assinalando V para verdadeiro ou F para falso:

( ) Uma coleção padrão de Python responde à função len(), devolvendo o número de itens.
( ) Uma coleção padrão de Python não é um objeto iterável, ou seja, não pode ser percorrido em um laço for.
( ) O método collections.namedtuple é utilizado para criar classes de objetos que são apenas um agrupamento de atributos, sem métodos próprios.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q4208016 Direito Digital
Considerando a Lei nº13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q4208015 Banco de Dados
Considerando banco de dados, pode se afirmar que em um sistema relacional:

I - Os dados são percebidos pelo usuário como tabelas.
II - Os operadores à disposição do usuário são operadores que geram tabelas “novas” a partir de tabelas “antigas”.
III - Os primeiros sistemas de banco de dados relacionais começaram a aparecer a partir dos anos 2020.

Das afirmativas acima, qual(is) está(ão) correta(s)?
Alternativas
Q4208014 Segurança da Informação
Considerando Ferramentas de Firewall, pode se afirmar que:

I - Podem isolar a rede interna da organização da Internet convencional, permitindo a passagem de alguns pacotes e bloqueando outros.
II - Podem previnnir ataques de negação de serviço (DoS), impedem a modificação ou o acesso ilegal a dados internos e permitem apenas o acesso autorizado à rede interna.
III - Em relação ao uso de estados, filtros de pacotes sempre se utilizam do estado das conexões.

Das afirmativas acima, qual(is) está(ão) correta(s)? 
Alternativas
Q4208013 Arquitetura de Software
Uma equipe de TI decidiu migrar seus microsserviços para um ambiente virtualizado mais leve, visando eliminar falhas de compatibilidade. Para isso, os analistas começaram a mapear o uso de arquiteturas modernas de implantação de software. Considerando os conceitos de Container, Docker e Kubernetes, analise as afirmativas assinalando V para verdadeiro ou F para falso:

( ) Container é o agrupamento de uma aplicação junto com suas dependências, que não compartilham o kernel do sistema operacional do host.
( ) Docker é uma plataforma para executar aplicações em containers.
( ) Containers e máquinas virtuais são equivalentes.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q4208012 Redes de Computadores
Uma autarquia pública adotou o regime de teletrabalho para parte de seus servidores. Para garantir que o acesso aos sistemas internos e sigilosos a partir de redes domésticas ocorresse de forma segura através da internet, a equipe de segurança da informação implementou uma Rede Virtual Privada (VPN) baseada na suíte de protocolos IPsec. Considerando Rede Virtual privada (VPN), pode se afirmar sobre o IPSec:

I - Possui apenas um protocolo.
II - O Encapsulation Security Protocol (ESP) provê autenticação de origem, integridade de dados e confidencialidade.
III - O IPSec possui apenas o modo túnel.

Das afirmativas acima, qual(is) está(ão) correta(s)? 
Alternativas
Q4208011 Redes de Computadores
Considerando Sistema de Nomes de Domínios (Domain Name System - DNS), julgue os itens a seguir:

I - É correto afirmar que a tradução de hostname para endereço IP é apenas um dos serviços DNS.
II - Seu banco de dados é implementado de forma centralizada, sem hierarquia.
III - O DNS é um protocolo da camada de aplicação.

Das afirmativas acima, qual(is) está(ão) correta(s)? 
Alternativas
Q4208010 Redes de Computadores
Considerando os conceitos de VLAN (Virtual Local Area Network), pode se afirmar que:

I - VLANs só podem ser utilizadas dentro de um switch individual.
II - Switches que possuem suporte à VLAN podem ser configurados para definir múltiplas VLANs sobre uma única infraestrutura física de LAN.
III - O padrão IEEE 802.1Q define o formato de quadro para VLAN.

Das afirmativas acima, qual(is) está(ão) correta(s)? 
Alternativas
Q4208009 Redes de Computadores
Durante a expansão da infraestrutura de rede de uma repartição pública, o técnico precisou configurar a comunicação entre a sede e as novas unidades. Para garantir que os pacotes de dados encontrassem o melhor caminho através dos diversos caminhos possíveis, ele teve que avaliar o uso de rotas manuais em comparação com o uso de protocolos automatizados. Considerando as características do roteamento estático e dinâmico, pode se afirmar que:

I - O objetivo de um protocolo de roteamento é determinar boas rotas entre hosts de origem e hosts de destino, através de uma rede de roteadores.
II - Os protocolos de roteamento intra Internet Service Providers (ISPs) são normalmente classificados em estado do enlace ou vetor de distância.
III - Protocolos de roteamento são utilizados somente entre Internet Service Providers (ISPs).

Das afirmativas acima, qual(is) está(ão) correta(s)? 
Alternativas
Q4208008 Redes de Computadores
Um técnico com conhecimento em redes foi chamado para diagnosticar uma falha de conectividade em um órgão público. Para estruturar o plano de testes da equipe, ele decidiu seguir a abordagem do Modelo de Referência OSI (Open Systems Interconnection). Considerando os conceitos sobre o Modelo de Referência OSI, analise as afirmativas a seguir e assinale V para Verdadeiro ou F para Falso:

( ) Esse modelo é composto por sete camadas.
( ) Esse modelo possui as mesmas camadas utilizadas na pilha de protocolos da Internet.
( ) Esse modelo emprega o conceito de encapsulamento.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q4208007 Redes de Computadores
Uma prefeitura planeja uma nova infraestrutura de rede e precisa especificar o tipo de cabeamento que será utilizado nas salas de trabalho, no data center e na interligação entre os andares, buscando o melhor custo-benefício entre velocidade, distância e imunidade a interferências. Durante uma reunião de planejamento com a equipe de infraestrutura, foram discutidas as características das mídias físicas disponíveis. Considerando os meios de transmissão, pode se afirmar que:

I - O cabo de par trançado não pode ser utilizado em redes ethernet.
II - Os cabos coaxiais podem ser utilizados de forma bidirecional.
III - As fibras ópticas podem exibir alta velocidade e baixa taxa de erro.

Das afirmativas acima, qual(is) está(ão) correta(s)? 
Alternativas
Q4208006 Redes de Computadores

No primeiro dia de trabalho, um técnico em informática recebeu o mapa da rede atual para realizar um levantamento do plano de endereçamento, a fim de otimizar o uso dos IPs e planejar a transição de parte da infraestrutura. Durante a análise dos servidores, roteadores e estações de trabalho, ele começou a revisar seus conhecimentos teóricos sobre a arquitetura e os Protocolos TCP/IP. Considerando os conceitos de redes de computadores e o Protocolo TCP/IP, analise as afirmativas a seguir:



I - O endereço IP versão 4 possui identificadores de 16 bits associados com cada host ou interface de roteador.


II - O Classless InterDomain Routing (CIDR) define uma porção de comprimento variável do endereço IP para a porção de subrede.


III - Os endereços IP são sempre designados de forma dinâmica através do Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP).



Das afirmativas acima, qual(is) está(ão) correta(s)?

Alternativas
Q4208005 Redes de Computadores
Considerando conceitos de redes de computadores, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro ou F para falso:

( ) A Internet pode ser definida como uma “rede de redes”.
( ) Os padrões da Internet são descritos em documentos proprietários produzidos pelos fabricantes de equipamentos.
( ) Protocolos são utilizados em diversas tarefas de comunicação de uma rede de computadores.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q4208004 Arquitetura de Computadores
Um Técnico de Informática foi consultado para apresentar informações sobre a Arquitetura e organização de computadores. Questionado sobre os processadores, ele afirmou que:

I - Os tipos de dados do modelo Single-Instruction-Multiple-Data - SIMD) foram introduzidos na arquitetura x86 como uma parte das extensões do conjunto de instruções para otimizar o desempenho de aplicações multimídia.
II - Processadores AMD e Intel x86 usam a mesma arquitetura interna para gerenciamento de memória.
III - A linguagem de montagem (assembly language) não é dependente de hardware, dessa forma todo tipo de processador possui a mesma linguagem de montagem.

Das afirmativas acima, qual(is) está(ão) correta(s)? 
Alternativas
Q4208003 Redes de Computadores
Um técnico em informática está configurando a infraestrutura de rede de uma prefeitura. Diante da alta rotatividade de dispositivos conectando-se e desconectando-se diariamente, ele optou por implementar o protocolo DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol).
Acerca dos conceitos sobre o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) pode se afirmar que:

I - Seu objetivo é o host obter dinamicamente um endereço IP do servidor de rede quando se conecta à rede.
II - Pode renovar o tempo de concessão (lease) do endereço IP em uso.
III - Permite a reutilização de endereços IP.

Das afirmativas acima, qual(is) está(ão) correta(s)? 
Alternativas
Q4208002 Arquitetura de Computadores
Considerando a memória cache, pode se afirmar que:

I - O tamanho ideal da memória cache deve equilibrar o custo por bit da memória principal com a maior velocidade de acesso da memória cache.
II - Memórias cache menores são preferíveis para otimizar o espaço físico no chip e evitar a lentidão causada pelo maior número de portas lógicas no endereçamento.
III - Definir um tamanho "ótimo" da memória cache é muito difícil, pois o desempenho depende diretamente da carga de trabalho específica do sistema.

Das afirmativas acima, qual(is) está(ão) correta(s)? 
Alternativas
Q4208001 Sistemas Operacionais
Considerando o gerenciamento de memória, pode se afirmar que:

I - A paginação levou ao desenvolvimento da memória virtual.
II - A paginação por demanda significa que cada página de um processo é trazida apenas quando necessária, ou seja, por demanda.
III - Endereço virtual de memória é um endereço real que foi mapeado na internet.

Das afirmativas acima, qual(is) está(ão) correta(s)? 
Alternativas
Q4208000 Sistemas Operacionais
Durante uma avaliação de desempenho nos servidores de banco de dados de uma prefeitura, o técnico percebeu que o consumo de CPU estava excessivamente alto e que o sistema apresentava lentidão generalizada sob carga pesada. Para diagnosticar o problema, o técnico precisou intervir diretamente no sistema operacional, revisando os conceitos fundamentais de ciclo de vida e organização das tarefas no ambiente multiprogramado.
Considerando o gerenciamento de processos em sistemas operacionais, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para Verdadeiro e F para Falso:

( ) Os processos não são identificados individualmente.
( ) O estado do processo é armazenado em seu bloco de controle.
( ) O escalonamento de processos pode ser dividido entre de curto prazo, médio prazo, longo prazo e de entrada/saída.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q4207999 Sistemas Operacionais
Acerca das Estruturas dos Sistemas operacionais, considerando os serviços fornecidos por um sistema operacional, pode se afirmar que estão entre os mesmos:

I - A execução de programas.
II - Os aplicativos de produtividade específicos.
III - O acesso aos dispositivos de Entrada/Saída.

Das afirmativas acima, qual(is) está(ão) correta(s)? 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: C
5: C
6: A
7: B
8: D
9: E
10: C
11: D
12: E
13: B
14: D
15: A
16: E
17: E
18: C
19: A
20: D