Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Gerência de Memória


QUESTÕES PARA PRATICAR

(90 questões)
Ver no modo completo: Todas as questões
01
Q831569
Aplicada em: 2017
Banca: FCM
Órgão: IF Baiano

Enquanto se desce na hierarquia de memória, conforme ilustrado na Figura 1, pode-se afirmar que há aumentos na capacidade de memória e de tempo de acesso. (STALLINGS, 2010).


            


Numa situação de suposição, um processador faz acesso a dois níveis de memória, tendo o nível 1, 1.000 palavras e um tempo de acesso de 1,0 ns e o nível 2, 100.000 palavras e um tempo de acesso de 10 ns. Se uma palavra a ser acessada estiver no nível 1, o processador a acessa nesse nível. Se essa palavra estiver no nível 2, ela, então, é transferida para o nível 1 e, depois, é acessada pelo processador. Para simplificar, devem ser ignorados os tempos necessários para o processador determinar onde a palavra se encontra. 

A Figura 2 mostra o tempo médio de acesso a uma memória de dois níveis com uma função de razão de acerto H, em que H é a fração de todos os acessos à memória que são encontrados na memória mais rápida; T1 é o tempo de acesso ao nível 1, e T2 é o tempo de acesso ao nível 2. Se a palavra acessada for encontrada no nível 1, tem-se um acerto, ou, caso contrário, uma falha.


Nesse contexto, caso 90% dos acessos à memória sejam efetuados na memória mais rápida, então o tempo médio para se acessar uma palavra é 

Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.

Anterior Anterior