Questões de Concurso

Foram encontradas 981 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2429494 Geografia

O Brasil mudou muito nas duas últimas décadas do século vinte com a abertura da economia às importações, às privatizações e à modernização. A inserção do Brasil no mundo globalizado, ao mesmo tempo que proporcionou a modernização de setores da nossa economia, agravou o desemprego no país. Sobre esse período histórico, qual a alternativa CORRETA?

Alternativas
Q2425270 Geografia

A integração econômica de vários países, culminando com o surgimento dos blocos econômicos supranacionais, responde a uma questão primordial colocada pela lógica capitalista. Em uma economia globalizada e cada vez mais competitiva, a constituição de blocos visa dar resposta à constante necessidade de lucros, de acumulação de capitais. Em zonas de livre comércio, o objetivo integracionista evidencia apenas a gradativa liberalização do fluxo de mercadorias e capitais dentro dos limites do bloco. Dos blocos econômicos relacionados, assinale o que expressa uma zona de livre comércio.

Alternativas
Q2425269 Geografia

O capitalismo, como sistema econômico e social, passou a ser dominante no mundo Ocidental a partir do século XVI. O capitalismo evoluiu gradativamente e foi se transformando à medida que novas dificuldades surgiram. A descrição a seguir retrata as características de uma das fases do sistema capitalista.


“Uma das consequências mais importantes do crescimento acelerado da economia capitalista foi o brutal processo de concentração e centralização de capitais. Várias empresas surgiram e cresceram rapidamente: indústrias, bancos, corretoras de valores, casas comerciais etc. A acirrada concorrência favoreceu as grandes empresas, levando a fusões e incorporações que resultaram, a partir de fins do século XIX, na monopolização ou oligopolização de muitos setores da economia.”


As informações retratadas anteriormente se referem ao capitalismo:

Alternativas
Q2425268 Geografia

A União Europeia foi criada após a Segunda Guerra Mundial, em um momento em que os europeus estavam enfraquecidos não só economicamente, mas politicamente. Visava, portanto, recuperar a economia dos países-membros. São características da União Europeia, EXCETO:

Alternativas
Q2416746 Geografia
O geógrafo Milton Santos tem uma importante produção intelectual sobre a globalização. Sobre o processo de globalização, segundo o referido autor, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I.  O território e o lugar são esquizofrênicos, pois de um lado são atravessados pelos vetores da globalização, que impõem a eles uma nova ordem, e, por outro lado, acabam por produzirem neles uma contraordem, isto é, aceleram a produção de pobres, excluídos e marginalizados.
II. Uma das vantagens do processo de globalização é a possibilidade de fruição do chamado tempo real para maioria da humanidade.
III. A globalização é um período tal como qualquer outro período histórico, sendo que uma das características desse período é a capacidade invasora de técnicas hegemônicas, as quais impedem a produção de novas técnicas não hegemônicas. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: C
5: C