Questões de Concurso

Foram encontradas 927 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2353098 Geografia
Os oligopólios industriais e o capital financeiro especulativo desempenham papéis importantes na configuração da economia atual, muitas vezes contribuindo para o aumento das desigualdades sociais e espaciais. Sobre o assunto, marque V para os itens verdadeiros e F para os itens falsos:

(   ) Oligopólios industriais correspondem a um mercado dominado por um pequeno número de empresas que têm grande influência sobre a produção e o preço de determinados bens ou serviços.

(   ) Oligopólios muitas vezes exercem poder significativo sobre os mercados, controlando a oferta, determinando os preços e, em alguns casos, limitando a concorrência.

(   ) A existência de oligopólios pode resultar em preços mais altos para os consumidores, menos inovação e menos oportunidades para empresas menores ou novos entrantes.

(   ) O poder concentrado em oligopólios industriais e no setor financeiro especulativo pode contribuir para o aumento da igualdade social.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta: 
Alternativas
Q2353093 Geografia
A revolução científico-tecnológica, associada à economia em rede, refere-se a mudanças profundas na maneira como a tecnologia e a ciência moldam a economia global. Com base nesse tema, é correto afirmar que o conceito de economia em rede se refere: 
Alternativas
Q2348886 Geografia

Assinale a alternativa que apresente o nome do país em destaque com sua respectiva característica. 


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q2344994 Geografia
Os resultados do neoliberalismo na América Latina, apesar dos esforços dos meios de comunicação em só mostrar os aspectos considerados positivos, não podem deixar de ser vistos como modestos, limitados que estão à estabilização monetária e ao equilíbrio fiscal. Miséria crescente, altas taxas de desemprego, tensão social e graves problemas que deixam perplexa a burocracia internacional (BATISTA, 1994, p. 26).
O autor expõe as contradições do modelo neoliberal no contexto da América Latina, sendo tais medidas organizadas a partir da(o)
Alternativas
Q2344213 Geografia
A economia de escala, desenvolvida no interior de grandes fábricas com sistemas de produção rígidos, tem sido complementada pela economia de escopo, desenvolvida em fábricas menores e mais flexíveis. Nesta, a produção pode se descentralizar mais facilmente nacional e mundialmente. Ao mesmo tempo, disseminou-se a prática da terceirização, que consiste em repassar para outras empresas atividades de suporte e serviços, como limpeza, manutenção, alimentação e, muitas vezes, a própria produção.
https://www.scielo.br/j/prod/a/FD8rNqkDh CThKcmxmFJsRwL/?format=pdf&lang=pt.
Sobre as principais regiões industriais do planeta, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A região do Ruhr é uma aglomeração metropolitana localizada no oeste da Alemanha, sendo a maior região de indústrias modernas na Europa, especializada em robótica e criação de inteligências artificiais.
( ) O Vale do Silício, na Califórnia, foi o primeiro parque tecnológico implantado no mundo, sendo um dos mais importantes e servindo de modelo para outros. Tem como destaque as indústrias de semicondutores, produtoras de microprocessadores para indústrias ligadas à informática: computadores e periféricos (hardware); sistemas e programas (software).
( ) O parque industrial japonês situa-se no interior do país, ligando largas e modernas autoestradas, bem como rápidas ferrovias aos portos. Destaca-se a ilha Honshu, com a segunda aglomeração urbano-industrial do mundo no eixo TóquioOsaka, com grande importância para os parques tecnológicos: Tsukuba e Kansai.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: B
5: A