Questões de Concurso Comentadas sobre história para consulplan

Foram encontradas 39 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1374805 História
A imagem ao lado mostra um período da história mundial que promoveu, dentre outras coisas, a corrida armamentista. Esse período foi chamado de:
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1149783 História

Analise as imagens a seguir.


Imagem I

Imagem associada para resolução da questão

             (Disponível em: https://www. =diretas+j%C3%A1&biw=1920 #imgrc=QxCTOfMwa TlLIM%3ª.)


Imagem II 

Imagem associada para resolução da questão

(Disponível em: http://www.oimparcial.com.br/_2015/08/noticias/politica/179057 protestos‐na‐avenida‐litoranea.html.)


“As imagens se referem a dois momentos importantes da história do Brasil e representam mobilizações populares intensas. O filósofo italiano Giorgio Agamben, na busca de compreender as contradições, os paradoxos, os limites e as possibilidades que circunscrevem os movimentos sociais na atualidade, diz que tais movimentos surgem quando o povo, categoria política que justifica e legitima o exercício de governos democráticos, se apresenta numa posição ‘impolítica’.”

(Disponível em: http://www.agambenbrasil.com.br/index.php/textos‐e‐producao/cinema‐3/36‐movimentos‐sociais‐contemporaneos.)


De acordo com as imagens e o trecho anteriores, assinale a afirmativa que se adequa à definição de impolítica.

Alternativas
Q1037414 História
A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito da história da humanidade, e envolveu diversos países em quatro continentes. Os participantes se aliaram em dois grupos, sendo eles os Aliados e os Países do Eixo. Marque a alternativa na qual estão relacionados os Países do Eixo.
Alternativas
Q941627 História
A política do café com leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal
Alternativas
Q941527 História

“A cerimônia de posse foi uma cena teatral, de caráter jurídico: uma cerimônia com a intenção cartorial de ser ato de Direito Internacional. [...] participa dessa ficção jurídica: ato cartorial de declaração de propriedade, num lugar onde não havia cartório algum. Declarava-se a propriedade sobre uma ilha, e não havia ilha; não só havia ficção quanto ao objeto, mas se inventava uma repartição pública, para cumprir a ficção de uma partilha papal do planeta, com a ficção de um desvio de rota, pela ficção da vontade divina. O direito de propriedade pretendia basear-se numa posse – o uti possidetis – o ‘como possuis’ do que não se possuía nem se sabia o que era. A posse do território era uma ficção (...) O sistema de propriedade rural brasileiro constrói-se à base dessa ficção: e com ele o sistema de poder e de organização social.”

(Fonte: KOTHE, Flávio R. O Cânone Colonial. Editora UnB, 1997.)


Do trecho transcrito, depreende-se que o autor discorre sobre o documento (omitido na transcrição):

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: A
5: A