Foram encontradas 6.169 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Em experimentos com culturas de hepatócitos humanos, pesquisadores testaram um veneno produzido por um fungo de solo que se liga de forma irreversível a um conjunto de enzimas oxidativas envolvidas nas etapas iniciais de degradação de determinados lipídeos. Após o tratamento, observaram-se acúmulo progressivo de ácidos graxos de cadeia muito longa no citoplasma e nas membranas, aumento de danos oxidativos a componentes celulares mesmo na ausência de alterações estruturais evidentes em mitocôndrias, maior sensibilidade a compostos que geram radicais livres e preservação da capacidade de degradação lisossômica de proteínas e de outras macromoléculas. Em culturas de neurônios expostas ao mesmo veneno, notaram-se alterações na integridade das bainhas de mielina sintetizadas pelas células de suporte.
Considerando os processos celulares comprometidos, qual organela é o principal alvo desse veneno?
Em todos os eucariotos, o genoma está envolto no núcleo, o que compartimentaliza os cromossomos para longe do citoplasma [...]. A troca entre o nucleoplasma e o citoplasma ocorre principalmente através dos complexos de poros nucleares (NPCs), que estão embutidos nessa dupla membrana. [...]. Em muitas espécies, o envelope nuclear se quebra durante a mitose e se reforma ao redor dos cromossomos após a saída dos núcleos mitóticos, onde o DNA contido é replicado e transcrito. No entanto, não se sabe se a montagem do envelope nuclear é restrita à superfície dos cromossomos ao final da mitose ou se pode envolver qualquer DNA.
Dois tipos principais de DNA extracromossômico podem ser encontrados em quase todos os tipos celulares: (1) O DNA extracromossômico endógeno, que abrange DNA circular e fragmentos lineares de DNA excisados dos cromossomos [...] e (2) o DNA extracromossômico de origem exógena, introduzido nas células a partir do ambiente durante infecções virais ou bacterianas ou durante transfecção de DNA.
Disponível em: Schenkel, L. et al (2023): A dedicated cytoplasmic container collects extrachromosomal DNA away from the mammalian nucleus Molecular Biology of the Cell. V.34(11) https://doi.org/10.1091/mbc.E23-04-0118
O DNA extracromossômico tem sido associado a processos de plasticidade genômica e evolução tumoral. Considerando os tipos endógeno e exógeno, assinale a alternativa que melhor descreve seu papel em contextos celulares complexos.
A imagem demonstra uma sequência de fita simples de DNA, com os lados 5’ e 3’ representados. Qual será a sequência de bases nitrogenadas (no sentido 5’ para 3’) dos nucleotídeos que compõem a fita complementar à fita demonstrada na imagem?
A fase do desenvolvimento embrionário descrita no texto corresponde à:
I.O citosol corresponde a um meio líquido, transparente e hialino, constituído por diferentes substâncias, como água, sais minerais, nutrientes e enzimas, compondo parte do citoplasma.
II.O interior da célula bacteriana é preenchido pelo citoplasma.
III.O DNA (ácido desoxirribonucleico) encontra-se armazenado no interior dos ribossomos, estruturas responsáveis pela síntese proteica.
É CORRETO o que se afirma em
I.Nos retrovírus, o RNA viral pode originar uma molécula de DNA que posteriormente se integra ao material genético da célula hospedeira
PORQUE
II.Esses vírus possuem a enzima transcriptase reversa, responsável por sintetizar DNA a partir de uma molécula molde de RNA.
Com base na análise dos itens, é CORRETO afirmar que:
(__)As artérias apresentam parede com musculatura lisa bastante desenvolvida, característica relacionada à maior pressão exercida pelo sangue em seu interior.
(__)As artérias possuem válvulas internas que impedem o refluxo do sangue durante sua circulação pelo corpo.
(__)As veias apresentam musculatura lisa menos desenvolvida que as artérias, sendo a contração da musculatura esquelética importante para o retorno do sangue venoso ao coração.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA de cima para baixo.
Primeira coluna: hormônios
1. Auxinas
2. Giberelinas
3. Citocininas
4. Etileno
Segunda coluna: principais funções
(__) Estímulo ao alongamento celular e dominância apical.
(__) Promoção da divisão celular e atraso da senescência.
(__) Atuação no amadurecimento de frutos e abscisão.
(__) Estímulo à germinação de sementes e alongamento do caule.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Primeira coluna: organelas celulares
1. Peroxissomo
2. Tonoplasto
3. Amiloplasto
4. Lamela média
Segunda coluna: característica ou funções
(__) Membrana que delimita o vacúolo e regula a passagem de substâncias entre o citosol e o interior vacuolar.
(__) Estrutura rica em pectinas responsável pela adesão entre células vegetais adjacentes.
(__) Organelas relacionadas ao armazenamento de substâncias, como amido.
(__) Participação em processos de detoxificação e metabolismo de compostos reativos de oxigênio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(__) O ectoderma dá origem ao sistema nervoso e à epiderme e seus anexos.
(__) O endoderma origina os músculos esqueléticos e o sistema circulatório.
(__) O mesoderma origina os tecidos muscular, sanguíneo e conjuntivo de preenchimento.
(__) Vertebrados são animais triblásticos, ou seja, possuem três folhetos embrionários, assim como animais dos Filos Mollusca e Echinodermata.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Sobre a matriz extracelular, analise as afirmativas:
I. A diversidade de tecidos existentes não só se deve às variações na qualidade e quantidade de células e da matriz, mas também ao modo como essa matriz se organiza. Dependendo da organização da rede, isto é, da matriz extracelular, as células podem apresentar uma grande diversidade não só na sua morfologia, como também no aspecto funcional e patológico nos diferentes tecidos.
II. Em alguns tecidos, tais como o tecido conjuntivo (ósseo ou tendões), a matriz extracelular é abundante, enquanto no tecido muscular e nervoso a matriz extracelular é escassa.
III. Tendões contêm altas quantidades de proteínas fibrosas, já a cartilagem contém uma baixa quantidade de polissacarídeos.
IV. No tecido ósseo, há uma deposição de cristais de fosfato de cálcio na matriz.
V. Na matriz extracelular dos tecidos animais, a principal proteína estrutural é a elastina.
Marque a alternativa correta que resulta da análise das afirmativas:
( ) São organelas envolvidas por membrana, ricas em uma variedade de enzimas, capazes de hidrolisar todos os polímeros biológicos, tais como: proteínas, ácidos nucléicos, carboidratos e lipídios.
( ) Como os lisossomos são ricos em enzimas digestivas, as células são facilmente destruídas.
( ) Os lisossomos são vesículas membranosas esféricas e densas, mas podem apresentar tamanhos e formas variáveis dependendo do seu estágio funcional.
( ) Como as enzimas lisossômicas só são ativas em pH ácido (5,0) e o citosol é neutro, a ruptura do lisossomo leva à digestão da própria célula.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: