Questões de Concurso

Foram encontradas 2.210 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2458308 Pedagogia
Com base no Documento orientador da Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Vitória (Vitória, 2020), avalie se o atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência intelectual deve

1. conhecer a individualidade de cada criança/estudante, formando vínculos, respeitando o seu tempo, reconhecendo o que é de seu interesse.

2. identificar as áreas cognitivas em que a criança/estudante precisa ser potencializada.

3. realizar plano de trabalho pedagógico individual a ser executado unicamente na SRM.

4. observar atentamente as condições apresentadas pela criança/estudante com deficiência intelectual.


Estão corretas
Alternativas
Q2453046 Pedagogia
Analise o texto abaixo:

Pesquisadores do campo educacional pontuam que embora existissem instituições destinadas à infância na .................................. , somente após a chegada ..................................... é que as instituições de educação cresceram em número razoável. Antes disso, o que se via mais constantemente eram tentativas de proteger a infância, fosse por motivação política, econômica ou religiosa, e, nesse caso, predominava a ação caritativa relacionada à criança desamparada.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Alternativas
Q2447975 Pedagogia

No que diz respeito às atribuições a serem assumidas pelo Segundo Professor de Turma, classifique as seguintes afirmações como falsas (F) ou verdadeiras (V):



( ) Participar do conselho de classe.


( ) Participar de capacitações na área de educação.


( ) Sugerir adequações que facilitem o processo de aprendizagem do aluno da educação especial.


( ) O segundo professor da turma é o único responsável em todos os momentos pelo aluno com deficiência matriculado na escola.


( ) Propor adaptações curriculares nas atividades pedagógicas.



Marque a opção que apresenta a sequência obtida nos parênteses.

Alternativas
Q2447970 Pedagogia

Conforme o Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense, é no contexto que a criança se apropria do sistema de escrita e a escola tem a responsabilidade formal pela sistematização da alfabetização / do sistema alfabético (fonográfico) da escrita nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Para tanto, é necessário planejar ações sistemáticas e que promovam esse aprendizado por meio das diferentes práticas de linguagem. Observe as proposições:


I. Situações de uso real das práticas discursivas (organizar ambiente alfabetizador que garanta a circulação de diferentes suportes de gêneros e práticas discursivas - literatura infantil, jornais, músicas, rótulos, cartazes, placas, jornais, bilhetes, avisos, crachás, recados, revistas, entre outros gêneros escritos e da oralidade).


II. Jogos e atividades lúdicas diversas em que as crianças sejam envolvidas/desafiadas a comparar e relacionar palavras entre si, com suas ilustrações, etc. 


II. Atividades em que o aprendiz da escrita é desafiado a produzir escrita espontânea, completar textos conhecidos de diferentes modos, relacionar fonema/grafema, circular palavras conhecidas, fazer associações/comparações tanto na escrita quanto nos efeitos de sentido que esta produz em seus interlocutores, etc.


IV. Alfabeto móvel: é desejável que todas as crianças possam ter o seu alfabeto móvel (de preferência colorido) para que, em grupos e individualmente, possam “exercitar” diferentes possibilidades de produção de palavras e textos.


Assinale de acordo com o Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense:


Alternativas
Q2446317 Pedagogia
Na história da educação brasileira, registramos, nos anos de 1930, que o governo provisório que acabava de assumir tratou logo de estabelecer condições de infraestrutura administrativa, para fazer prevalecer alguns dos princípios básicos em que se fundamentava o novo regime. Dessa forma, e como consequência disso, criaram-se logo vários Ministérios, e o da Educação e Saúde Pública foi instituído logo após a tomada de poder, no ano de 1930. Era esse Ministério a primeira das grandes realizações práticas, mas, diga-se de passagem, não constituía propriamente uma novidade, já que no início da República ele existia, embora com curta duração. Sua ação se fez sentir logo, através dos atos de seu Ministro da Educação e Saúde Pública. A reforma empreendida por ele efetivou-se através de uma série de decretos como: o Decreto nº 19.859, que criou o Conselho Nacional de Educação, o Decreto nº 19.851, que dispõe sobre a organização do ensino superior no Brasil e adota o regime universitário, o Decreto nº 19.890, que dispõe sobre a organização do ensino secundário, dentre outros. Este conjunto de decretos integram um período da história da educação brasileira intitulada:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: D
5: B