Para nós, que moramos ao lado da rodovia, não haverá benefí...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3453406 Português
A estrada construída para a COP30 em Belém na Amazônia

Uma nova rodovia de quatro faixas que corta dezenas de milhares de hectares de floresta amazônica protegida está sendo construída para a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que acontece em Belém do Pará.

O objetivo é facilitar o tráfego para a capital paraense, que receberá mais de cinquenta mil pessoas — incluindo líderes mundiais — na conferência em novembro.

O governo estadual promove a rodovia como sustentável, mas moradores e ambientalistas criticam impacto ambiental.

A Amazônia desempenha um papel vital na absorção de carbono para o planeta e na preservação da biodiversidade, e críticos dizem que esse desmatamento contradiz o próprio desígnio de uma conferência climática.

Ao longo da estrada parcialmente construída, a densa floresta tropical se ergue dos dois lados — um lembrete do que já esteve ali.

Toras de madeira estão empilhadas nas áreas desmatadas, que se estendem por mais de treze quilômetros floresta adentro até Belém.

Escavadeiras e máquinas abrem caminho pelo chão da floresta, aterrando áreas úmidas para pavimentar a estrada que cortará uma área protegida.

Claudio Verequete mora a cerca de duzentos metros de onde a estrada passará. Ele costumava ganhar a vida colhendo açaí de árvores que antes ocupavam o local.

"Tudo foi destruído", diz ele, apontando para a clareira.

"Nossa colheita já foi derrubada. Não temos mais essa renda para sustentar a família."

Ele afirma que não recebeu nenhuma compensação do governo estadual e que, atualmente, vive com suas economias. Também receia que a construção da estrada leve a mais desmatamento no futuro, agora que a área se tornou mais acessível a empresas.

"Nosso medo é que um dia alguém chegue aqui e diga: 'Toma esse dinheiro. Precisamos dessa área para construir um posto de gasolina ou um galpão.' E então, teremos que sair daqui", diz.

Sua comunidade não terá acesso à estrada, devido aos muros que a cercam em ambos os lados.

"Para nós, que moramos ao lado da rodovia, não haverá benefícios. Os benefícios serão para os caminhões que passarão por ela. Se alguém ficar doente e precisar ir até o centro de Belém, não conseguirá usar a estrada."

A via deixa duas áreas de floresta protegida desconectadas. Cientistas estão preocupados com o risco de fragmentação do ecossistema e de interrupção no deslocamento da fauna.

A professora Silvia Sardinha é veterinária especializada em vida selvagem e pesquisadora em um hospital universitário de animais que fica de frente para o local onde a nova estrada está sendo construída.

Ela e sua equipe reabilitam animais silvestres feridos, principalmente por causas humanas ou atropelamentos.

Depois de recuperados, eles são devolvidos à natureza; algo que, segundo ela, será mais difícil com uma rodovia logo ao lado.

"Animais terrestres não poderão mais atravessar para a outra direção, reduzindo as áreas onde podem viver e se reproduzir."

O governo diz que o encontro será uma oportunidade para focar nas necessidades da região, mostrar a floresta ao mundo e apresentar o que tem feito para protegê-la.

A professora Sardinha diz que, embora essas conversas aconteçam "em um nível muito alto, entre empresários e autoridades governamentais", quem vive na Amazônia "não está sendo ouvido".


https://www.bbc.com/portuguese/articles/cp8v44gdjr2o.adaptado.
Para nós, que moramos ao lado da rodovia, não haverá benefícios. Eles serão para os caminhões que passarão por ela. Se alguém ficar doente e precisar ir até o centro de Belém, nem conseguirá usar a estrada.
De acordo com as regras de acentuação, é correto afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário da questão – Ortografia (Acentuação Gráfica):

Tema central: A questão explora as regras de acentuação gráfica na língua portuguesa, em especial as oxítonas e o reconhecimento do emprego de acento diferencial e possíveis exceções previstas pelo Acordo Ortográfico vigente.

Regra-chave: Pela norma-padrão, conforme gramáticas de referência (Bechara; Cunha & Cintra), são acentuadas graficamente as oxítonas terminadas em “a(s)”, “e(s)”, “o(s)”, “em(ens)”. Lembre-se: oxítona é a palavra cuja última sílaba é tônica (ex: café, cipó, você, paletó, porém).

Justificativa da alternativa correta – C:
Pede-se a identificação de vocábulos acentuados por serem oxítonos. No trecho, encontramos:

  • Belém (terminada em “em”);
  • Pará (terminada em “a”);
  • Amazônia (terminada em “a”);
  • também (terminada em “em”);
  • passará (terminada em “a”).

Destes, dois têm final “a”: Pará e passará. Logo, a alternativa C está correta, pois relata a quantidade exata e as terminações solicitadas.

Análise das alternativas incorretas:

A) Não há vocábulo com acento diferencial no trecho ("pôde", "pôr" etc.). Fique atento: palavras como "por" (preposição) e "pôr" (verbo) só teriam diferença se ambas aparecessem, o que não ocorre aqui.

B) Nenhum vocábulo recebe acento agudo por exceção à regra; todos os acentos decorrem de regras gerais conhecidas.

D) Não há oito vocábulos oxítonos acentuados; a contagem correta (como visto) é cinco.

Estratégia para provas: Sempre:

  • Identifique sílabas tônicas.
  • Aplique as regras de acentuação conforme terminações.
  • Atenção às pegadinhas: acentos diferenciais são raros; “exceções” quase sempre são falsas armadilhas nas alternativas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: C

nós → oxítona

haverá → oxítona

passarão → oxítona

Belém → oxítona

conseguirá → oxítona

  • acentuação das oxítonas terminadas em "a", "e", "o", em" ou "ens"

São Oxítonas:

  1. 1.haverá ( ha-ve-rá)
  2. 2.alguém (al-guém)
  3. até (a-té)
  4. Belém (Be-lém)
  5. conseguirá (con-se-gui-rá)

Resposta: Há cinco vocábulos acentuados por serem oxítonos, sendo dois terminados em "a".  (C)

Na minha cabeça a correta é a letra D, 8 palavras Oxitonas.

ha-ve-rá = Oxitona

se-rão = Oxitona

ca-mi-nhões = Oxitona

pas-sa-rão = Oxitona

al-guém = Oxitona

a-té = Oxitona

Be-lém = Oxitona

con-se-gui-rá = Oxitona

Corrijam-me se estiver errado.

Gabarito errado.

letra D.

ha-ve-rá = Oxitona

se-rão = Oxitona

ca-mi-nhões = Oxitona

pas-sa-rão = Oxitona

al-guém = Oxitona

a-té = Oxitona

Be-lém = Oxitona

con-se-gui-rá = Oxitona

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo