São benefícios da boa lubrificação das máquinas, marque V pa...
São benefícios da boa lubrificação das máquinas, marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Aquecimento excessivo das peças;
( ) Ruptura das peças;
( ) Diminuição da dilatação das peças.
Assinale a opção que corresponde a sequência correta de cima para baixo:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D – F, F, V.
Tema central da questão:
A questão explora os benefícios da boa lubrificação em máquinas, um conhecimento fundamental em mecânica industrial e de manutenção. Saber identificar o que a lubrificação realmente previne ou atenua é essencial para fazer um diagnóstico correto e aumentar a vida útil dos equipamentos.
Resumo teórico:
A lubrificação consiste na aplicação de um lubrificante entre superfícies móveis para reduzir o atrito, diminuir o desgaste, evitar o aquecimento excessivo e, consequentemente, prevenir falhas precoces. Segundo a NBR ISO 18163 e o manual Senai – Lubrificação Industrial, uma boa lubrificação resulta em menos calor gerado nas peças, menor desgaste e menor risco de travamento ou ruptura.
Justificativa da alternativa correta:
- Aquecimento excessivo das peças: Falso.
A boa lubrificação evita o aquecimento excessivo, pois reduz o atrito. Portanto, não é um benefício, mas sim um problema evitado. - Ruptura das peças: Falso.
A função do lubrificante é justamente prevenir a ruptura. Se há boa lubrificação, a probabilidade de ruptura diminui. - Diminuição da dilatação das peças: Verdadeiro.
Como o atrito e o aquecimento são reduzidos, ocorre menor dilatação térmica nas peças, preservando suas dimensões e funcionamento.
Análise das alternativas incorretas:
- A (V, V, V): Errada, pois os dois primeiros itens não são benefícios, mas sim problemas evitados.
- B (F, V, V): Errada, pois a ruptura também não é um benefício.
- C (V, F, V): Errada, pois o aquecimento excessivo não é promovido pela boa lubrificação.
Dicas de interpretação:
Sempre leia com atenção o que está sendo perguntado: benefício é algo positivo, resultado esperado da ação. Se o item descreve um problema, não confunda como benefício! Cuidado com termos negativos e associações óbvias.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo