De acordo com Art. 6.º da Lei Federal que regulamenta a prof...
De acordo com Art. 6.º da Lei Federal que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), é atribuição do Tradutor e Intérprete, no exercício de suas competências:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Comentário de Gabarito – Concurso: Tradutor Intérprete de Libras
Interpretação do enunciado: A questão trata das atribuições do Tradutor e Intérprete de Libras, conforme previsto em legislação federal específica, especialmente o Artigo 6º da Lei nº 12.319/2010. O tema cobra conhecimento legal e atenção à redação exata do texto normativo.
Legislação Aplicável: Destaco o texto literal: Lei nº 12.319/2010, Art. 6º, IV: “Atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas.”
Explicação do tema central: A função do Tradutor e Intérprete de Libras vai além da mera tradução: ele viabiliza o acesso de pessoas surdas aos serviços essenciais educacionais e institucionais, sendo facilitador da acessibilidade e inclusão plena.
Exemplo prático: Imagine uma universidade federal realizando matrícula de alunos surdos. O tradutor intérprete de Libras atua na intermediação da comunicação entre os servidores e os alunos, garantindo o acesso igualitário à informação e ao serviço.
Alternativa correta: B) Atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas.
Esta alternativa reflete exatamente o artigo 6º, IV, da Lei nº 12.319/2010, mostrando que o foco do trabalho está na promoção da acessibilidade, sendo a atribuição central do cargo.
Análise das alternativas incorretas:
A) Falsa. O intérprete de Libras não é auxiliar de sala, sua função é mediação linguística e não apoio pedagógico direto.
C) Errada. O tradutor intérprete não atua como professor, nem substitui o docente de Libras em sala de aula.
D) Incorreta. Elaborar atividades é atribuição do professor, não do intérprete, cuja função está restrita à tradução e interpretação.
Pegadinhas: Observe termos como “auxiliar de sala” e “ministrar aulas”. São funções de apoio ou docentes, que não competem ao tradutor intérprete segundo a legislação. Fique atento para não confundir funções!
Dica doutrinária: Como destaca Luzimara Lelis Ribeiro, a atuação do intérprete de Libras significa “viabilizar o acesso pleno da comunidade surda aos espaços sociais”, não se restringindo à presença em sala de aula, mas promovendo efetiva acessibilidade.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo