Leia o texto a seguir:Diz-se algumas vezes: “A história é a ...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q4114775 Não definido
Leia o texto a seguir:
Diz-se algumas vezes: “A história é a ciência do passado”. É [no meu modo de ver] falar errado. (...) Há muito tempo, com efeito, nossos grandes precursores, Michelet, Fustel de Coulanges, nos ensinaram a reconhecer: o objeto da história é, por natureza, o homem. Digamos melhor: os homens. (...) Por trás dos grandes vestígios da paisagem, [os artefatos ou as máquinas] por trás dos escritos aparentemente mais insípidos e as instituições mais desligadas daqueles que as criaram, são os homens que a história quer capturar. (...) Do caráter da história como conhecimento dos homens decorre sua posição específica (...). “Ciência dos homens”, dissemos. É ainda vago demais. É preciso acrescentar: “dos homens, no tempo”. (BLOCH, Marc. Apologia da História ou O Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. p. 52- 54).
Analise as alternativas abaixo e marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:
( ) A História é uma ciência do passado. ( ) A história é o estudo do ser humano, em suas relações sociais ao longo do tempo. ( ) A história busca identificar as mudanças e permanências nas instituições políticas, religião, economia, campo das ideias, nos costumes, etc. ( ) A história é inerente aos seres humanos. Onde há seres humanos, tem história.

A sequência correta está em:
Alternativas