A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3103855 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
No que se refere aos direitos das pessoas com deficiência, à luz da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto n.º 6.949/2009), do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei n.º 13.146/2015) e da Resolução n.º 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça, julgue o item que se segue.
A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi internalizada no Brasil com status normativo equivalente ao de emenda constitucional. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Certo.

A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006, foi ratificada pelo Brasil por meio do Decreto nº 6.949/2009. Sua incorporação ao ordenamento jurídico brasileiro se deu de forma especial (rito previsto no § 3º do art. 5º da Constituição Federal), com status de emenda constitucional, o que a diferencia de outros tratados internacionais de direitos humanos que, em regra, possuem status supralegal, mas infraconstitucional.

A CDPD e seu Protocolo Facultativo foram os primeiros tratados internacionais de direitos humanos aprovados pelo Brasil seguindo esse rito, garantindo-lhes posição hierárquica equivalente à da Constituição Federal.

O Estatuto da Pessoa com Deficiência (EPD), também chamado de Lei Brasileira de Inclusão (LBI), foi criado com base na Convenção e detalha seus princípios e diretrizes, estabelecendo regras concretas para a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo