Dada a polissemia do vocábulo homem, seria possível interpr...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Polissemia é a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas. Ex.: Manga: 1. Parte do vestuário onde se enfia o braço. 2. Qualquer peça em forma de tubo que reveste ou protege outra peça. 3. O fruto da mangueira.
Assim sendo, historicamente, o termo 'homem' foi muitas vezes utilizado de forma genérica para se referir à humanidade, mas, na prática, sua aplicação foi restrita a determinados grupos, como homens brancos e proprietários, excluindo mulheres, escravos e outros grupos marginalizados. Essa interpretação restritiva é corroborada pelo texto, que menciona a exclusão de vários grupos dos direitos proclamados. Para evitar mal-entendidos, é importante considerar o contexto histórico e social em que os documentos foram redigidos e como os termos eram entendidos na época.
3° parágrafo
''As pessoas não ficaram surpresas por eles considerarem que as crianças, os insanos, os prisioneiros ou os estrangeiros eram incapazes ou indignos de plena participação no processo político, pois pensavam da mesma maneira. Mas eles também excluíam aqueles sem propriedade, os escravos, os negros livres, em alguns casos as minorias religiosas e, sempre e por toda parte, as mulheres. Em anos recentes, essas limitações a “todos os homens” provocaram muitos comentários, e alguns estudiosos até questionaram se as declarações tinham um verdadeiro significado de emancipação. ''
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo