Assinale a opção correta com relação ao texto.
Solidariedade: gesto plural
Eu estava aqui pensando um pouco na expressão da solidariedade, do amor fraternal... Eu gostaria muito de acreditar que as organizações do Terceiro Setor, as ONGs e similares são espaços contemporâneos para esse fim. Não gosto de generalizar, deve haver alguns casos em que isso seja verdade, sempre existiram na história da humanidade, mas penso que na maioria das vezes não é assim.
Acho que há duas vertentes dignas de nota sobre o tema. Uma é o fato de que é considerado politicamente correto fazer parte dessas organizações e todo mundo quer sair bem na foto. Hoje em dia, quando alguém vai a uma entrevista de emprego ou solicita uma bolsa de estudos, sempre é perguntado se a pessoa trabalha como voluntária. Portanto, esse é um dado entendido como positivo no currículo. Essa talvez seja uma resposta cínica, mas acho que acontece sim, e muito. [...]
Por outro lado, na segunda vertente, há uma realidade que me impressiona muito. Conto um pouco de minha experiência para exemplificar. Atualmente, há pouco convívio da família estendida, dos primos, entre outros familiares. No entanto, minha família é muito grudada. [...].
Houve uma época, por exemplo, em que três deles - uma filha e dois sobrinhos - davam aula num curso pré-vestibular comunitário na Rocinha. Não sei detalhes sobre os horários dos outros, mas minha filha, todas as sextas-feiras á noite, durante dois anos, ia dar aula sem ganhar nada, ou melhor, sem remuneração. [...]
Entre meus outros sobrinhos, há um que fez medicina e, quando se formou, disse que não poderia se considerar médico se não fizesse alguma coisa pelos outros, num lugar que precisasse muito de assistência. Não foi nada fácil viabilizar seu projeto, mas ele acabou indo como voluntário, pelo exército, para a Amazônia. [...]
Então, acho que existem, sim, histórias muito bonitas de diferentes formas de solidariedade. Estou dando apenas alguns exemplos próximos, mas acho que, atualmente, isso, de alguma forma, substitui a militância partidária que caracterizou a geração anterior, dos pais deles. Todos os meus irmãos tiveram algum tipo de engajamento, participaram do movimento estudantil ou coisa parecida. Hoje, não é mais essa a via de atuação social, mas fomos criados desse modo e criamos nossos filhos assim. [...] No caso das novas gerações, os jovens estão trabalhando pelo outro, pela coletividade, enquanto seus pares estão na balada de sexta-feira à noite - enfim, é mais invisível. Acho que isso é umaexpressão genuína de algo que podemos chamar de fraternidade.
Ana Maria Machado e Moacyr Scliar. Amor em texto, amor em contexto - Um diálogo entre escritores. Campinas São Paulo: Papirus 7 Mares, 2009.P.62-66 Fragmento.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Tema central: Esta questão explora interpretação de texto, exigindo do candidato a análise cuidadosa das intenções e ideias do autor, além do reconhecimento de operadores argumentativos (como "ou melhor") e inferências sobre atitudes e opiniões relatadas no texto.
Análise da alternativa correta:
B) Algumas pessoas se engajam no trabalho solidário porque, de alguma forma, isso lhes é conveniente.
No texto, a autora afirma que participar de organizações do Terceiro Setor ou trabalho voluntário, para muitos, é uma atitude politicamente correta, melhorando a imagem da pessoa perante a sociedade ou, por exemplo, em entrevistas e currículos (“…todo mundo quer sair bem na foto… é um dado entendido como positivo no currículo…”). Assim, o item reflete precisamente a ideia apresentada: há quem engaje no trabalho solidário por conveniência, não apenas por altruísmo.
Análise das alternativas incorretas:
A) Incorreta. A expressão “ou melhor” é, segundo a gramática (Bechara, Cunha & Cintra), um operador de retificação: serve para corrigir/precisar a informação anterior. No texto, a autora corrige “sem ganhar nada” para “sem remuneração”, reconhecendo que existem outros ganhos — não nega a existência de benefícios.
C) Incorreta. A autora relata o exemplo do sobrinho médico como uma atitude pessoal de compromisso com sua formação, mas não generaliza nem julga todos os médicos.
D) Incorreta. O texto mostra que a autora é cética sobre as motivações genuínas das organizações do Terceiro Setor, afirmando que “na maioria das vezes, não é assim”. Portanto, ela não está certa quanto à idoneidade total dessas instituições.
E) Incorreta. Não há oposição entre engajamento voluntário e abominação da militância partidária: a autora apenas observa que, hoje, os jovens encontram outras formas, mais discretas, de atuação social.
Estratégia de prova: Atenção a detalhes como generalizações das alternativas e operadores argumentativos (“ou melhor”), pois são comuns em pegadinhas! Sempre volte ao trecho ao interpretar afirmações sobre juízos ou intenções do autor.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: (B)
___
(B) Algumas pessoas se engajam no trabalhe solidário porque, de alguma forma, isso lhes é conveniente.
CORRETO. É a informação constante no texto. Por exemplo, quando a autora cita a sua filha, que ministrava aulas gratuitas na Rocinha, ou seu sobrinho, que disse que não poderia se considerar médico se não fizesse alguma coisa pelos outros, num lugar que precisasse muito de assistência
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo