No traumatismo fechado de abdome, a presença de retropneumo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2792867 Medicina
No traumatismo fechado de abdome, a presença de retropneumoperitônio, desenhando a silhueta renal, sugere:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é o traumatismo fechado de abdome e suas complicações, especificamente a presença de retropneumoperitônio. Este achado sugere a presença de ar na cavidade retroperitoneal, o que pode ocorrer devido a lesões em órgãos retroperitoneais.

Justificativa para a alternativa correta (D - lesão da 2ª porção do duodeno): A segunda porção do duodeno está localizada no retroperitônio. Quando ocorre uma perfuração nesta região, o ar pode escapar para o espaço retroperitoneal, resultando em retropneumoperitônio. Este é um achado clássico que sugere lesão no duodeno, especialmente após um trauma abdominal fechado.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

A - secção completa do cálice renal: Embora o rim seja um órgão retroperitoneal, uma lesão isolada do cálice renal não costuma causar retropneumoperitônio, pois não há comunicação direta com o trato gastrointestinal que permita a passagem de ar para o retroperitônio.

B - lesão do cólon transverso: O cólon transverso é intraperitoneal. Uma lesão aqui geralmente resulta em pneumoperitônio, que é a presença de ar na cavidade peritoneal, e não retropneumoperitônio.

C - lesão jejunal: O jejuno é uma parte do intestino delgado que também está localizado na cavidade intraperitoneal. Lesões nesta região levariam a pneumoperitônio, devido à saída de ar para o peritônio, em vez de retropneumoperitônio.

E - segmento anterior medial direito (V) do fígado: O fígado, embora tenha partes localizadas perto do retroperitônio, não está associado a retropneumoperitônio em casos de lesão. Lesões hepáticas podem levar a hemoperitônio ou pneumoperitônio se houver perfuração de alças intestinais associadas.

Em resumo, a lesão da 2ª porção do duodeno é a única condição entre as alternativas que está consistentemente associada ao retropneumoperitônio devido à sua localização retroperitoneal e potencial para permitir a passagem de ar para essa região.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo