Em relação ao quadro clínico acima, julgue o item.O paciente...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3057129 Medicina
        Um homem de 68 anos de idade, previamente hipertenso, diabético, dislipidêmico e com insuficiência cardíaca de baixa fração de ejeção (por miocardiopatia isquêmica), compareceu a uma consulta ambulatorial de rotina, assintomático. Está em uso de longa data de metformina, gliclazida, losartana, metoprolol, anlodipino e ácido acetilsalicílico. No exame físico foram feitas as seguintes observações: massa corpórea: 75 kg; estatura 150 cm; pressão arterial 126x74 mm Hg; pulso: 63 bpm; em bom estado geral, lúcido e orientado no espaço e tempo, normocorado e anictérico; estertores finos em bases pulmonares; ritmo cardíaco irregular com presença de B4; discreto edema de membros inferiores e sinais de dermatite ocre; índice tornozelo-braquial de 0,65; sem outros achados. Creatinina 2,9 mg/dL; glicemia de jejum 130 mg/dL; hemoglobina glicada A1C 6,8%; razão albumina/creatinina urinária de 280 mg/g.

Em relação ao quadro clínico acima, julgue o item.


O paciente em questão tem glicemia de jejum e hemoglobina glicada A1C dentro dos limites para quadro clínico e idade, não sendo necessário ajuste da terapêutica em curso.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão apresentada, que envolve um paciente idoso com múltiplas comorbidades, incluindo hipertensão, diabetes, dislipidemia e insuficiência cardíaca com baixa fração de ejeção. O foco está em avaliar se a glicemia de jejum e a hemoglobina glicada A1C estão controladas adequadamente para sua situação clínica, e se há necessidade de ajuste terapêutico.

Tema Central: A questão aborda o controle glicêmico em um paciente com diabetes tipo 2, considerando suas outras condições médicas.

Justificativa para a alternativa errada (E): A afirmação de que não é necessário ajustar a terapêutica em curso está incorreta. Apesar de a hemoglobina glicada A1C estar em 6,8%, o que pode ser considerado um bom controle para muitos pacientes, a presença de albuminúria (razão albumina/creatinina urinária de 280 mg/g) e a insuficiência renal crônica (creatinina 2,9 mg/dL) indicam que o paciente está em risco aumentado para complicações microvasculares. De acordo com as diretrizes da American Diabetes Association (ADA), o manejo do diabetes em pacientes com doenças cardiovasculares e renais deve ser mais rigoroso, e ajustes nas medicações são frequentemente necessários para proteger a função renal e cardiovascular.

Exame das Alternativas:

Hiperglicemia: A glicemia de jejum de 130 mg/dL está acima do alvo para muitos pacientes, especialmente aqueles com complicações como este paciente. O controle glicêmico deve ser individualizado, mas a presença de complicações renais e cardíacas sugere que um ajuste pode prevenir a progressão da doença.

Uso de Medicamentos: A metformina é geralmente segura em doses controladas para pacientes com insuficiência renal leve a moderada, mas deve-se ter cautela em níveis elevados de creatinina como neste caso. Além disso, a gliclazida, uma sulfonilureia, pode não ser a escolha ideal, pois pode aumentar o risco de hipoglicemia em pacientes com função renal comprometida.

Conclusão: O paciente apresenta indicadores que sugerem a necessidade de uma revisão terapêutica. Possíveis ajustes podem incluir a consideração de inibidores da SGLT2 ou agonistas do receptor GLP-1, que oferecem benefícios adicionais para a saúde cardiovascular e renal, conforme as diretrizes atuais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

nã tem quadro nenhum anexado

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo