A respeito do mercado de trabalho e do nível de atividade ec...
O aumento real das taxas salariais acima da produtividade do trabalho, em decorrência de pressões sindicais, é um exemplo de inflação de custos.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
No mundo da macroeconomia, compreender como o mercado de trabalho se relaciona com o nível de atividade econômica é crucial. A questão em foco trata de um conceito fundamental: a inflação de custos.
Inflação de custos ocorre quando há um aumento nos preços de produção, o que pode levar ao aumento dos preços finais dos produtos. Uma das causas comuns para esse tipo de inflação é o aumento dos salários além do crescimento da produtividade. Isso significa que o custo de produção aumenta sem um correspondente aumento na produção, forçando as empresas a repassarem esses custos para os preços dos bens e serviços.
O enunciado aborda um cenário em que pressões sindicais resultam em um aumento real das taxas salariais, independentemente do aumento da produtividade do trabalho. Essa situação é um exemplo clássico de inflação de custos, pois o aumento dos salários não está atrelado a um aumento na produção ou produtividade.
Vamos analisar a lógica por trás da alternativa correta:
- **Justificativa da alternativa C (Certo):** Quando os salários aumentam acima da produtividade, as empresas enfrentam um aumento nos custos sem um aumento proporcional na produção. Para manter suas margens de lucro, essas empresas podem aumentar os preços dos produtos, causando inflação. Este é um exemplo típico de inflação de custos, que é exatamente o que a questão descreve.
Portanto, a resposta certa é C - certo, pois o enunciado corretamente identifica o aumento das taxas salariais acima da produtividade como um exemplo de inflação de custos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito C
Inflação de custos é a que sobrevém quando os custos de produção ficam mais altos. Se os preços do petróleo sobem nas bolsas de Londres e Nova York, aumentam os custos de produção e de transporte de tudo o que leva derivados de petróleo. Em seguida, esse aumento de custos vai para o preço final.
Complementando :
INFLAÇÃO DE CUSTOS:aumento dos preços de um produto devido ao aumento de seus custos de produção. Pode ser de dois tipos:
- Induzida:quando resultado aumento da demanda por um fator de produção escasso. Exemplo: o 'boom' da informática aumenta os salários dos especialistas nessa área.
- Autônoma:se resultar da pressão de grupos oligopolizados ou de monopólios (sindicatos, multinacionais, estatais etc.). Exemplo: as empresas de energia elétrica (monopólio estatal) em São Paulo aumentaram seus preços, entre abril de 83 e abril de 84, em 227%contra 189% para o INPC, 186% para a ORTN e 188% para o dólar, todas as percentagens se referindo ao mesmo período (128).
Completando o comentário acima
CONCEITO
O fenômeno da inflação não é pacífico na teoria econômica no que diz respeito à sua conceituação. Em geral, o mesmo é definido como o aumento continuado, permanente e generalizado dos níveis de preços em uma economia.
INFLAÇÃO DE DEMANDA
Ocorre quando a demanda agregada supera a oferta agregada por bens e serviços. Para que ocorra, é necessário pressupor que a capacidade ociosa da economia está próxima ao nível de pleno emprego dos fatores de produção.
Sua causa podem ser as mais diversas:
a) Aumento
dos gastos governamentais;
b) Excesso de moeda;
c) Excesso de crédito;
d) Choque de demanda (euforia).
INFLAÇÃO DE CUSTO (OU DE OFERTA)
Ocorre quando o custo de produção é repassado aos preços ao consumidor. Dependem de um mercado concentrado, assim, quanto maior a concentração do mercado (menor concorrência), mais os empresários possuem o poder de repassar o aumento dos custos para os preços finais.
A inflação de custo pode ser causada, ainda, pelo choque de oferta. Quando fenômenos inesperados afetam a produção (como a quebra de uma safra causada por fenômenos naturais).
INFLAÇÃO ESTRUTURAL
Ocorrem pela elevação dos custos de produção, porém, ao contrário da inflação de custo é causada pela configuração da infraestrutura existente no local (estradas, transporte, energia e etc), que afetam os custos dos processos de produção, distribuição e fornecimento.
INFLAÇÃO INERCIAL
Causada pelo efeito psicológico dos agentes, quando acreditam na elevação dos níveis de preço e agem de tal modo que a inflação de fato se concretize. Em outras palavras, está relacionada às expectativas dos agentes e sua memória inflacionária. Presente em economias com preços indexados.
INFLAÇÃO REPRIMIDA
Os preços não sobem ou sobem pouco devido às medidas governamentais de contenção como tabelamento, racionamento e etc.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo