Julgue os itens seguintes, relativos ao modelo IS-LM e aos e...
A inclinação negativa da curva de demanda agregada pode ser explicada pelos seguintes fatores: taxa de juros, taxa de câmbio e riqueza.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: C - certo
Tema Central: A questão aborda a curva de demanda agregada e os fatores que podem explicar sua inclinação negativa. Esse conceito é fundamental em macroeconomia para entender como diferentes variáveis, como taxa de juros, taxa de câmbio e riqueza, influenciam a demanda total por bens e serviços na economia.
Resumo Teórico: A demanda agregada representa a quantidade total de bens e serviços que todas as famílias, empresas, governo e estrangeiros desejam comprar a um determinado nível de preços. A curva de demanda agregada tem inclinação negativa, o que significa que à medida que o nível geral de preços cai, a quantidade de bens e serviços demandados aumenta. Isso ocorre devido a três principais efeitos:
- Efeito Taxa de Juros: Quando os preços caem, a demanda por moeda diminui, o que tende a reduzir a taxa de juros. Taxas de juros mais baixas incentivam o investimento e o consumo, aumentando a demanda agregada.
- Efeito Taxa de Câmbio: Preços internos mais baixos tornam os bens domésticos mais competitivos em relação aos internacionais, aumentando as exportações e, consequentemente, a demanda agregada.
- Efeito Riqueza: Uma redução no nível de preços aumenta o valor real da riqueza, fazendo com que os consumidores se sintam mais ricos e gastem mais, elevando a demanda agregada.
Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa C está correta porque identifica que a inclinação negativa da curva de demanda agregada pode ser explicada pelos fatores mencionados: taxa de juros, taxa de câmbio e riqueza. Esses fatores são amplamente reconhecidos na literatura econômica, como destacado em manuais clássicos de macroeconomia, como o de Olivier Blanchard.
Estratégia de Interpretação: Ao se deparar com questões de macroeconomia, é importante lembrar dos efeitos básicos que preços, taxas de juros e câmbio têm sobre as variáveis econômicas. Além disso, fique atento a palavras-chave que indicam a relação direta entre variáveis, como "inclinação negativa" e "efeitos de preços".
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO
A demanda agregada tem relação inversa com o nível de preços; Os seguintes efeitos explicam essa relação:
Efeito Pigou = quando aumenta o nível de preços a riqueza em forma monetária diminui de valor em termos reais,diminuindo em conseqüência a demanda agregada, e vice-versa;
Efeito taxa de juros = um aumento no nível de preços diminui o valor real da oferta de moeda da economia,resultando em queda na demanda agregada, e vice-versa;
Efeito taxa de câmbio = um aumento de preços, ao elevar os juros internos, atrai capitais estrangeiros, que por sua vez faz valorizar a moeda nacional em relação às estrangeiras, diminuindo as exportações líquidas, e vice-versa.
CESPE - Economista - MDS 2006
Questao 91. A inclinação negativa da curva de demanda agregada explica-se, em parte, pela existência do Efeito Riqueza de Pigou, de acordo com o qual, uma redução no nível de preços aumenta a riqueza real, incentivando, assim, o consumo dos bens e serviços.
CERTO
Q29018 Prova: CESPE - 2003 - Instituto Rio Branco - Diplomata
A curva de demanda agregada é negativamente inclinada porque uma queda no nível de preços reduz as taxas de juros e deprecia a moeda nacional contribuindo, assim, para aumentar as exportações líquidas.
CERTO
DEMANDA AGREGADA (Eixo y = Preços; Eixo x = Produto)
1. Inclinação negativa (fundamentos)
- Efeito riqueza de Pigou: quanto menor o preço, maior o consumo.
- Efeito Juros de Keynes: quanto maior o consumo, maior a poupança e menores os juros.
- Efeito câmbio de Mundell-Fleming: quanto menores os juros, maior a fuga de divisas e menor o câmbio.
2. Deslocamentos na curva de demanda agregada (DA): para a direita
- redução nos preços [ aumenta o produto (Y) demandado ].
3. Deslocamentos da curva de demanda agregada (DA): para a direita
- aumento nos gastos autônomos [ Ca, Ia, Ga, X, R ];
- redução das importações autônomas [ (-) Ma ];
- aumento nas expectativas dos consumidores [ (+) Ca ];
- aumento nas expectativas dos empresários [ (+) Ia ];
- política fiscal expansionista [ (+) gastos autônomos ];
- política monetária expansionista [ (+) M/P reduz os juros, elevando (Ia) ];
- redução de preços [ (+) M/P reduz os juros, elevando (Ia) ];
- política cambial de desvalorização [ (+) X ];
- aumento da inflação esperada [ Efeito Fisher: (+) juros reais, (+) Ia ];
- redução da taxa de juros [ (+) Ia ].
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo