No Modelo de Resposta à Intervenção (RTI), a avaliação da c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3613540 Pedagogia
No Modelo de Resposta à Intervenção (RTI), a avaliação da consciência fonológica é uma prática fundamental em sala de aula. Analise as seguintes proposições sobre os objetivos da avaliação da consciência fonológica realizada em grupo e julgue se são verdadeiras (V) ou falsas (F):
(__)O objetivo principal é monitorar o progresso coletivo do grupo e ajustar as atividades de instrução de acordo com as necessidades identificadas.
(__)A avaliação em grupo é feita para permitir que as crianças realizem os testes de forma independente, sem intervenção do professor.
(__)A avaliação da consciência fonológica em grupo visa identificar alunos que precisam de apoio especial para superar dificuldades fonológicas.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - V, F, V

1. Tema central da questão:

O tema aborda a avaliação da consciência fonológica dentro do Modelo de Resposta à Intervenção (RTI), um modelo educativo voltado à identificação precoce e ao apoio a alunos com dificuldades de aprendizagem, principalmente na alfabetização. Consciência fonológica refere-se à habilidade de perceber e manipular sons da fala, fundamental para o desenvolvimento da leitura e escrita.

2. Resumo Teórico:

No RTI, a avaliação da consciência fonológica é utilizada tanto para monitorar o progresso do grupo quanto para identificar alunos que precisam de apoio extra. Avaliações podem ser individuais ou coletivas, mas sempre orientadas pelo professor, que observa, intervém e adapta as práticas conforme necessário (BRASIL, 2019 – Manual de Apoio à Aprendizagem).

3. Justificativa da alternativa correta:

Primeiro item – Verdadeiro: Monitorar o progresso coletivo e ajustar as atividades é um dos principais objetivos da avaliação em grupo no RTI, pois permite ao professor planejar intervenções mais eficazes.

Segundo item – Falso: A avaliação em grupo não busca a total independência dos alunos sem intervenção. Pelo contrário, o professor deve acompanhar todo o processo, orientando e esclarecendo dúvidas.

Terceiro item – Verdadeiro: Um dos objetivos da avaliação em grupo é justamente identificar alunos que necessitam de apoio especial, permitindo intervenções direcionadas.

4. Análise das alternativas incorretas:

B e C: Consideram o segundo item como verdadeiro, mas ignoram a necessidade da mediação ativa do professor.

D: Coloca o terceiro item como falso, contrariando o propósito fundamental do RTI.

5. Estratégia de resolução:

Leia atentamente o enunciado, buscando palavras-chave como "monitorar", "intervenção", "independente". Desconfie de afirmações que excluam o papel do professor ou não considerem o acompanhamento individualizado no processo de avaliação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo