Ao realizar sua pesquisa, o usuário interpreta as respostas ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - intrínseco e extrínseco.
Tema central da questão: A questão aborda os atributos associados às entidades do modelo FRBR (Functional Requirements for Bibliographic Records), documento fundamental na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação. O FRBR estabelece um modelo conceitual para entender como os usuários interagem com registros bibliográficos, definindo entidades, relacionamentos e atributos essenciais para a recuperação e uso da informação.
Resumo teórico: FRBR identifica quatro entidades principais: Obra, Expressão, Manifestação e Item. Para cada uma, são definidos atributos intrínsecos (inerentes à própria entidade, como título, autor, conteúdo) e atributos extrínsecos (relacionados à apresentação, localização, acesso, etc). Esses atributos são essenciais para que o usuário interprete e selecione corretamente as informações durante a busca.
Fonte: IFLA. Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR), 1998.
Justificativa da alternativa correta: Intrínseco e extrínseco são as duas categorias de atributos que caracterizam as entidades do FRBR. Atributos intrínsecos dizem respeito à natureza do objeto (por exemplo, o título de uma obra), enquanto os atributos extrínsecos estão ligados à forma ou modo de apresentação (por exemplo, a editora, a capa, o local de acesso). Esses atributos facilitam o julgamento do usuário quanto à pertinência, qualidade e adequação da informação recuperada.
Análise das alternativas incorretas:
B - autenticidade e tempestividade: Esses conceitos são mais comuns em gestão de documentos ou arquivologia, tratando da veracidade e atualidade do documento, não dos atributos do FRBR.
C - unicidade e integridade: Embora importantes em controle de documentos, não correspondem à classificação dos atributos das entidades no FRBR.
D - simétrico e determinístico: Termos matemáticos ou de lógica, sem relação com os atributos bibliográficos do modelo FRBR.
E - tramitação e apresentação: "Tramitação" está relacionada ao fluxo de documentos em processos administrativos, não à descrição ou atributos bibliográficos segundo o FRBR.
Dica de interpretação: Sempre relacione termos técnicos ao contexto da questão. A menção ao "modelo dos FRBR" indica um foco em teoria bibliográfica e suas categorias de descritores, e não em terminologias administrativas ou arquivísticas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A alternativa correta é:
A. intrínseco e extrínseco.
Esses atributos referem-se às características que o usuário considera ao interpretar as respostas da busca de informação, onde "intrínseco" se relaciona às qualidades do próprio item e "extrínseco" às informações contextuais ou adicionais sobre ele.
não entendi nem sobre o que e kkk a questao
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo