Uma organização em crescimento verificou a necessidade de te...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3834811 Gestão de Pessoas
Uma organização em crescimento verificou a necessidade de ter um método para a avaliação de seus cargos. Contratou um especialista em cargos e salários que implantou um método de avaliação de cargos com as seguintes etapas:
I. Escolha dos fatores de avaliação;
II. Ponderação dos fatores de avaliação;
III. Montagem de uma escala de acordo com a importância dos fatores de avaliação;
IV. Montagem de um manual de avaliação;
V. Formação de um comitê para avaliação dos cargos; VI. Avaliação dos cargos pelo comitê por meio do manual de avaliação;
VII. Classificação final dos cargos avaliados.

O método de avaliação de cargos implantado foi:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Bastante utilizado em gestão de cargos e salários. Ele funciona como um sistema estruturado para medir o valor relativo de cada cargo dentro da organização.

O Método de Avaliação por Pontos é o método quantitativo e analítico mais famoso e utilizado nas organizações para desenhar planos de cargos e salários.

​Se destaca justamente por decompor os cargos em partes menores (fatores de avaliação, como escolaridade, experiência, responsabilidade, esforço físico) e atribuir valores numéricos a eles. O roteiro trazido na questão é o DNA desse processo.

A) Escalonamento (Job Ranking): É um método não quantitativo (global). Ele não usa fatores nem pontos. O comitê simplesmente lê as descrições dos cargos e os coloca em uma fila ordenada do "mais importante" ao "menos importante", comparando o cargo como um todo de forma intuitiva.

​C) Categorias Predeterminadas (Job Classification): Também é não quantitativo. A empresa cria "gavetas" prévias (ex: Categoria 1: Auxiliares; Categoria 2: Técnicos; Categoria 3: Gerentes) e depois lê a descrição dos cargos para encaixá-los na gaveta certa. Não há ponderação matemática de fatores.

​D) Observação Direta: Não é um método de avaliação (atribuição de valor/salário) de cargos, mas sim uma técnica de coleta de dados para a Análise de Cargos (ver o funcionário trabalhando para descobrir o que ele faz).

​E) Descrição de Cargos: É uma etapa anterior e um pré-requisito para a avaliação. A descrição é o documento de texto que relata as tarefas e responsabilidades do cargo; ela não pontua ou dita o valor salarial do cargo por si só.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo