A Doença da Membrana Hialina é uma das causas da mortalidade...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1800537 Medicina
A Doença da Membrana Hialina é uma das causas da mortalidade neonatal. Vários fatores são importantes para a sua ocorrência, exceto:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A Doença da Membrana Hialina (DMH), também conhecida como síndrome do desconforto respiratório do recém-nascido, é uma condição grave associada à prematuridade, caracterizada pela deficiência de surfactante pulmonar. Esse surfactante é fundamental para diminuir a tensão superficial alveolar, evitando o colabamento dos alvéolos (atelectasia) e facilitando a troca gasosa.

Resposta correta: D) Excesso de tiroxina na maturação dos pulmões.

Justificativa: O excesso de tiroxina (T4) não está relacionado ao desenvolvimento da DMH. Pelo contrário, o hormônio tireoidiano é importante para a maturação pulmonar e produção de surfactante. A deficiência de tiroxina pode prejudicar a função pulmonar, mas seu excesso não é fator de risco descrito para DMH. Conforme a literatura médica e revisões sistemáticas sobre fisiopatologia neonatal, o risco aumentado está mais atrelado à deficiência de outros hormônios como o cortisol, e ao excesso de insulina (como em filhos de mães diabéticas), não à tiroxina.

Análise das alternativas incorretas:

A) Produção insuficiente de surfactante pulmonar: Correta como fator para DMH. O déficit de surfactante é o mecanismo central da doença, levando à instabilidade alveolar e atelectasia.

B) Má ventilação alveolar: Relacionada à DMH. A deficiência de surfactante compromete a ventilação, causando hipóxia e hipercapnia.

C) Mudanças no desenvolvimento dos pneumócitos do tipo II: Verdadeira. Os pneumócitos tipo II produzem surfactante; sua imaturidade ou déficit prejudica o desenvolvimento pulmonar adequado.

E) Contração dos sacos terminais e atelectasia: Relaciona-se à fisiopatologia da DMH. A ausência de surfactante promove o colabamento dos sacos alveolares (atelectasia).

Dica de prova: Atenção a pegadinhas baseadas em hormônios. O excesso de tiroxina, diferentemente da deficiência, não aumenta risco de DMH. Prefira sempre associar a doença neonatal à falta, e não ao excesso, dos principais mediadores do desenvolvimento pulmonar.

Conforme o Tratado de Pediatria - SBP: “A deficiência quantitativa e qualitativa do surfactante é a principal responsável pela fisiopatologia da doença da membrana hialina.” (Vol. 1, Cap. 89)

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

. A Doença da Membrana Hialina é uma causa importante da mortalidade neonatal e é resultado da produção insuficiente de surfactante pulmonar, má ventilação alveolar, mudanças no desenvolvimento das células dos pneumócitos do tipo II e contração dos sacos terminais e atelectasia. A alternativa correta para a questão é a D, pois o excesso de tiroxina na maturação dos pulmões não é uma das causas da ocorrência desta doença.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo