Um servidor de um ministério federal foi orientado a revisa...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
Fundamento decisivo: A questão exigia aplicar o Decreto nº 9.758/2019 à comunicação com agentes públicos federais; pelo art. 2º, o tratamento é “senhor”, o que leva ao acerto da alternativa C.
- Quando a questão citar o Decreto nº 9.758/2019 sobre comunicação com agentes públicos federais, procure a regra-padrão do art. 2º: o tratamento é “senhor”.
- Se a alternativa condicionar o pronome de tratamento à hierarquia, ao cargo, à função ou à ocasião, ela contraria a norma.
- Não confunda pronome de tratamento com endereçamento; nesta matéria, o ponto decisivo era apenas a regra do tratamento.
- Desconfie de alternativas que limitem o decreto à comunicação interna, porque a base de aplicação é a comunicação com agentes públicos federais em geral.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 2º O único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais é “senhor”, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião. Parágrafo único. O pronome de tratamento é flexionado para o feminino e para o plural
✅ C: Na comunicação com agentes públicos federais, o único pronome de tratamento utilizado é "senhor", independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião, admitindo-se sua flexão para o feminino e para o plural.
Esta alternativa reflete exatamente o que estabelece o Art. 2º do . O objetivo dessa norma foi simplificar e uniformizar a comunicação no âmbito do Poder Executivo federal, eliminando o uso de termos rebuscados ou baseados em hierarquia.
Por que as outras alternativas estão incorretas?
- ❌ A: O decreto extinguiu o uso de "Vossa Excelência" para agentes públicos federais do Executivo, inclusive para ocupantes de cargos de direção superior.
- ❌ B: O decreto aplica-se tanto à comunicação interna quanto à externa (oral ou escrita) entre agentes públicos da administração pública federal direta e indireta.
- ❌ D: Pelo contrário, o uso de "senhor" não depende da hierarquia ou da solenidade; ele é obrigatório em qualquer dessas situações, vedando-se a substituição por outros pronomes como "Vossa Senhoria" ou "Doutor".
Atenção: É importante lembrar que esse decreto aplica-se ao Poder Executivo Federal. Ele não se estende a comunicações com autoridades dos poderes Judiciário ou Legislativo, nem a autoridades estrangeiras, onde as formas tradicionais (como Vossa Excelência) ainda podem ser exigidas.
Desde 2019, o Decreto nº 9.758 extinguiu o uso de diversos termos pomposos no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
O pronome único: o tratamento a ser utilizado na comunicação com agentes públicos federais (incluindo cargos de direção superior) é, obrigatoriamente, "senhor" ou "senhora".
Termos Banidos: é vedado o uso de termos como:
Vossa Excelência ou Excelentíssimo;
Vossa Senhoria;
Vossa Magnificência;
Doutor, Ilustre ou Venerando.
■Poder Executivo Federal: Senhor ( vocativo), Senhor / Você( tratamento)
■Chefes de outros Poderes : Excelentíssimo Senhor (vocativo), Vossa Excelência ( tratamento)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo