O Professor de AEE recebe Marcus, estudante de 8 anos, com ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3835208 Pedagogia
O Professor de AEE recebe Marcus, estudante de 8 anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 1 de suporte, matriculado no 3º ano do Ensino Fundamental.
Para iniciar a elaboração do Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), o professor deve realizar uma avaliação inicial.
Para a avaliação Formativa, poderá utilizar a observação sistemática e os registros contínuos durante o AEE para monitorar o uso e a eficácia dos recursos e estratégias de Tecnologia Assistiva e replanejar as intervenções semanalmente.
Para a avaliação Diagnóstica, o professor irá: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E

Fundamento decisivo: A distinção decisiva era entre avaliação diagnóstica inicial e avaliação formativa de acompanhamento no AEE.

Tema central: Avaliação diagnóstica no AEE
Análise das alternativas
A
Errada
Está errada porque usa notas da sala comum e ainda remete ao final do período avaliativo. Isso não corresponde à avaliação diagnóstica do AEE, que é inicial e investigativa, voltada a identificar barreiras, facilitadores, habilidades e necessidades específicas para elaborar o PAEE.
B
Errada
Está errada porque trata de devolutiva à família apenas ao final do ano letivo. Isso não descreve procedimento de avaliação diagnóstica inicial e contraria o caráter processual do acompanhamento no AEE.
C
Errada
Está errada porque descreve observação sistemática e registros contínuos para monitorar recursos, verificar eficácia e replanejar semanalmente. Esse conjunto caracteriza avaliação formativa de acompanhamento, não avaliação diagnóstica inicial.
D
Errada
Está errada porque restringe a avaliação à SRM e isola o estudante da sala comum. A base exige consideração do contexto escolar mais amplo, já que o diagnóstico no AEE deve analisar participação, barreiras e facilitadores para além de um espaço isolado.
E
Certa
A alternativa E está certa porque descreve o levantamento inicial das barreiras e facilitadores no contexto escolar, com identificação das habilidades e necessidades educacionais do estudante, o que subsidia a elaboração do PAEE.
Pegadinha da questão
A confusão real estava entre avaliação diagnóstica e avaliação formativa: a alternativa C soa técnica e adequada, mas descreve acompanhamento contínuo, enquanto a questão pedia o procedimento inicial para subsidiar o PAEE.
Dica para questões semelhantes
  • Se a questão falar em iniciar o PAEE, procure a alternativa que levanta barreiras, facilitadores, habilidades e necessidades do estudante no contexto escolar.
  • Se a alternativa mencionar observação contínua, registros frequentes, monitoramento de recursos e replanejamento, a tendência é ser avaliação formativa, não diagnóstica.
  • No AEE, descarte propostas que reduzam a avaliação a notas da classe comum ou que isolem o estudante da SRM sem considerar a sala comum e o contexto escolar.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo