Indique qual é o sujeito do verbo “atirar” no texto acima.
O enxurro
Raul Brandão
Vêm o inverno e os montes pedregosos, as árvores despidas, a natureza inteira envolve-se numa grande nuvem úmida que tudo abafa e penetra. As coisas di-las-íeis recolhidas e cismáticas. É como um rolo misterioso e profundo que vem dum mar desconhecido. E a chuva começa. É um ruído doce o da chuva. Faz sonhar em tantas coisas idas e tristes! Primeiro a terra embebe-se e incha. E, depois de cheia, a torrente jorra até polir as pedras: ara na terra, põe raízes à mostra, arrasta no aluvião o húmus, as folhas secas das árvores, os cadáveres dos bichos, os detritos desagregados das rochas, que rolam juntos, dispersa e reúne, atira, entre a baba da água, para um destino ignoto. Assim a vida. É um rio de lágrimas, de brados, de mistério. A onda turva põe as mais fundas raízes à mostra, a torrente leva consigo de roldão a desgraça e o riso; sem cessar carreia este terriço humano para uma praia, onde as mãos esquálidas dos que sofreram encontram enfim a mão que os ampara, onde os olhos dos pobres, que se fartaram de chorar, ficam atônitos diante da madrugada eterna, onde todo o sonho se converte em realidade…
Fonte: BRANDÃO, Raul. Os pobres. Projeto Vercial, 2001.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema abordado: A questão exige o reconhecimento do sujeito do verbo “atirar” em uma passagem do texto de Raul Brandão. Portanto, trata-se de um tema de sintaxe – identificação do sujeito, fundamental na gramática normativa da Língua Portuguesa.
Estratégia de resolução: Para encontrar o sujeito de um verbo, é essencial localizar a oração em que ele está inserido e analisar o contexto, verificando quem realiza a ação expressa pelo verbo. Atenção: o texto é denso e usa orações longas, o que pode confundir e levar o candidato a erros de interpretação.
Trecho relevante: “...a torrente jorra até polir as pedras: ara na terra, põe raízes à mostra, arrasta no aluvião o húmus, as folhas secas das árvores, os cadáveres dos bichos, os detritos desagregados das rochas, que rolam juntos, dispersa e reúne, atira, entre a baba da água, para um destino ignoto.”
Identificação do sujeito: O sujeito de uma sequência de verbos normalmente é o termo principal anterior, desde que não haja mudança clara. Neste trecho, todos os verbos (“jorra”, “ara”, “põe”, “arrasta”, “dispersa”, “reúne”, “atira”) têm como sujeito “a torrente”. Ou seja, “a torrente” é quem atira, entre a baba da água, para um destino ignoto.
Alternativa correta: D) A torrente.
Explicação: “A torrente” é o núcleo do sujeito composto que realiza todas as ações descritas na passagem, inclusive “atira”.
Análise das alternativas incorretas:
- A) Sujeito oculto – Incorreto. O sujeito está explícito, pois “a torrente” foi mencionado anteriormente.
- B) Os detritos desagregados das rochas – Incorreto. Este termo é complemento da ação de “arrastar” e “rolar”, não de “atirar”.
- C) As pedras – Incorreto. “As pedras” são polidas pela torrente, mas não praticam a ação de “atirar”.
Dica para evitar pegadinhas: Leia todo o período complexo e identifique quem pratica as ações dos verbos em sequência. Atenção a enumerações logo após um sujeito explícito: salvo indicação em contrário, o sujeito se mantém.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA D
E, depois de cheia, a torrente jorra até polir as pedras: ara na terra, põe raízes à mostra, arrasta no aluvião o húmus, as folhas secas das árvores, os cadáveres dos bichos, os detritos desagregados das rochas, que rolam juntos, dispersa e reúne, atira, entre a baba da água, para um destino ignoto.
------> verbo está no singular, logo não poderia ser "os detritos" -----> os detritos atira (incorreto), VAMOS PERGUNTAR AO VERBO: quem ou o que atira? A TORRENTE ---> achamos nosso sujeito.
Força, guerreiros(as)!!
Com o devido respeito , mas a gramática diz desta forma:
O sujeito oculto, implícito, elíptico, ou desinencial ocorre quando ele não está presente na oração, mas pode ser identificado pelo contexto.
é aquele que é identificado apenas pela desinência verbal , mas no caso não está presente de maneira explícita.
Paschoalin & Spadoto (240).
Veja o seguinte exemplo:
O professor chegou cedo, abriu a sala e varreu as salas.
as grifadas encaixam-se no conceito de oculto.
Neste fim de semana, Carla dançou, foi à praia, cantou, passeou com as amigas e foi ao cinema.
No exemplo acima, o sujeito está expresso apenas na primeira oração. Nas orações seguintes o sujeito (Carla) está oculto, mas podemos deduzi-lo a partir das orações precedentes.
cuidado, Brother!
Sucesso, Bosn estudos, Nãodesista!
E, depois de cheia, a torrente jorra até polir as pedras...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo