Com relação ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de V...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3881078 Serviço Social
Com relação ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), avalie as afirmativas a seguir.

I. Realiza visitas domiciliares regulares para acompanhar famílias em situação de vulnerabilidade, orientando-as sobre o acesso a políticas públicas.
II. Promove oficinas com grupos organizados com base na faixa etária, usando atividades culturais, esportivas e lúdicas para estimular a convivência social.
III. Conduz atendimentos individuais a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de Liberdade Assistida ou Prestação de Serviços à Comunidade.

Está correto o que se afirma em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: A

Fundamento decisivo: O ponto decisivo era distinguir o SCFV de outros serviços do SUAS: a afirmativa II traz a organização em grupos por faixa etária e o uso de atividades culturais, esportivas e lúdicas, enquanto a I descreve acompanhamento familiar com visitas domiciliares e a III trata de medidas socioeducativas em meio aberto.

Tema central: atribuições do SCFV
Análise das alternativas
A
Certa
A alternativa A está certa porque apenas a afirmativa II corresponde ao SCFV, serviço da Proteção Social Básica ofertado em grupos por faixa etária ou de forma intergeracional, com atividades artísticas, culturais, esportivas e de lazer voltadas ao fortalecimento da convivência e dos vínculos.
B
Errada
Está errada porque inclui a afirmativa I. A I desloca para o SCFV uma atuação de acompanhamento familiar com visitas domiciliares regulares e orientação sobre acesso a políticas públicas, o que remete ao trabalho social com famílias, especialmente ao PAIF. Como o SCFV é complementar a esse trabalho, não se sustenta tratar essa atuação como sua atribuição própria e definidora.
C
Errada
Está errada por duas razões concretas: a afirmativa I não caracteriza o SCFV, pelos mesmos motivos já apontados, e a III também não. Atendimentos individuais a adolescentes em cumprimento de Liberdade Assistida ou Prestação de Serviços à Comunidade pertencem ao serviço especializado de medidas socioeducativas em meio aberto, ofertado no CREAS, não ao SCFV.
D
Errada
Está errada porque, embora a II esteja correta, a III atribui ao SCFV uma função que não lhe pertence. Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade são medidas socioeducativas em meio aberto vinculadas à proteção social especial, com oferta no CREAS.
E
Errada
Está errada porque reúne como corretas as três afirmativas, mas a base oficial só sustenta a II. A I não corresponde à caracterização própria do SCFV e a III trata de atendimento especializado do CREAS.
Pegadinha da questão
Confundir o SCFV com o PAIF e com o atendimento socioeducativo em meio aberto do CREAS.
Dica para questões semelhantes
  • Se a descrição enfatiza grupos por faixa etária ou intergeracionais e atividades culturais, esportivas, lúdicas e de convivência, o referencial é SCFV.
  • Se o foco está em acompanhamento familiar com visitas domiciliares regulares, não trate isso como atribuição definidora do SCFV.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Considerando as opções, temos:

I. Realiza visitas domiciliares regulares para acompanhar famílias em situação de vulnerabilidade, orientando-as sobre o acesso a políticas públicas - feita no âmbito do PAIF, que pode funcionar no mesmo espaço do SCFV, bem como atuar de forma articulada, mas são serviços distintos dentro da proteção social básica da Política de Assistência Social; Assertiva errada.

II. Promove oficinas com grupos organizados com base na faixa etária, usando atividades culturais, esportivas e lúdicas para estimular a convivência social. Assertiva correta.

III. Conduz atendimentos individuais a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de Liberdade Assistida ou Prestação de Serviços à Comunidade. O acompanhamento dessas medidas socioeducativas se dão no âmbito da proteção social especial de média complexidade, desenvolvida no âmbito dos CREAS. Assertiva errada.

Alternativa correta: letra A

I) Errada.

Visita domiciliar não é atividade típica do SCFV; isso é mais do PAIF (CRAS) ou acompanhamento familiar.

II) Correta.

SCFV trabalha com grupos por faixa etária, com oficinas culturais, esportivas e lúdicas para fortalecer vínculos sociais.

III) Errada.

Atendimento individual e medidas socioeducativas são do CREAS (PAEFI/LA/PSC), não do SCFV.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo