“com mais entusiasmo em viver e, por que não dizer, em serv...
O emprego dos porquês é um dos temas que mais causam dúvidas entre os falantes da língua portuguesa. Para que ocorra de forma adequada, é imprescindível entender e diferenciar as quatro formas: porque, porquê, por que e por quê. Assim sendo, assinale a opção que preenche adequadamente as frases a seguir.
I.A acusada não compareceu ao tribunal _______________ estava em viagem.
II. As razões _______________ fui embora são pessoais.
III. Se você sai com os seus amigos, ________________ não posso sair com os meus?
IV. Todos riam muito, e ninguém me dizia o ________________.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: O emprego adequado dos “porquês” na Língua Portuguesa é um dos pontos que mais causam dúvidas em concursos, especialmente para cargos de nível técnico e superior como o de Agente Fiscal. Essa distinção envolve regras normativas e interpretação do contexto sintático e semântico.
Regras essenciais:
- porque (junto, sem acento): conjunção causal/explicativa; equivale a “pois”, “visto que”.
- por que (separado, sem acento): usada em perguntas diretas/indiretas (“por qual motivo”) ou quando pode ser trocado por “pelo qual”.
- por quê (separado, com acento): usada apenas no fim da frase interrogativa (“por qual motivo”).
- porquê (junto, com acento): substantivo, significa “motivo”, “razão”, geralmente acompanhado de artigo ou outro determinante.
Justificativa da alternativa correta (A):
I. “A acusada não compareceu ao tribunal porque estava em viagem.”
Oração explicativa/causal. Usa-se porque (conjunção).
II. “As razões por que fui embora são pessoais.”
“Por que” = “pelas quais”. Retoma “razões”; uso pronominal relativo.
III. “Se você sai com os seus amigos, por que não posso sair com os meus?”
Início de pergunta direta, sentido de “por qual razão”. Usa-se por que (separado).
IV. “Todos riam muito, e ninguém me dizia o porquê.”
Substantivo (precedido de artigo), sinônimo de “motivo”. Deve ser porquê (junto, acentuado).
Por que as demais opções estão incorretas?
- B: Troca as formas nas frases I, II e IV.
- C: Usa “porque” quando deveria ser “por que” (II) e “porquê” (IV).
- D: Uso errôneo de “por quê” fora do final da frase e confusão nos demais contextos.
Atenção nas provas: Perguntas, explicações e usos substantivos exigem observação ao contexto sintático. Leia o trecho e veja se há “motivo”, “explicação” ou “pergunta” – isso define o “porquê” correto.
Referências: Cunha & Cintra; Bechara; Manual de Redação da Presidência da República. Essas obras reforçam que a clareza depende da precisão no uso dos “porquês”.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Na frase II é correto usar: por que.
"Por que" separado e sem acento é usado no início das frases interrogativas diretas ou no meio, no caso de frases interrogativas indiretas.
Assim, utilizamos o "por que" em perguntas ou como pronome relativo, com o sentido de "por qual e "pelo qual".
FONTE: www.todamateria.com.br
"Por que": Separado e sem acento é usado no início das frases interrogativas diretas ou no meio, no caso de frases interrogativas indiretas. Assim, utilizamos o "por que" em perguntas ou como pronome relativo, com o sentido de "por qual e "pelo qual".
Exemplos: Por que ele não voltou mais?
Por que isto é tão caro?
Queria saber por que você não me telefonou ontem.
"Porque": Escrito junto e sem acento, é utilizado em respostas. Ele exerce a função de uma conjunção subordinativa causal ou coordenativa explicativa. Pode ser substituído por palavras, como, “pois”, ou pelas expressões “para que” e “uma vez que”.
Exemplos: Não fui à escola ontem porque fiquei doente.
Leve o casaco porque está frio.
Não preciso de mais exemplos porque já entendi.
"Por quê": Escrito separado e com acento circunflexo, é usado no fim das frases (com ponto de interrogação, de exclamação ou com ponto final).
Exemplos: O almoço não foi servido por quê?
Andar a pé, por quê?
Não sei por quê!
"Porquê": Escrito junto e com acento circunflexo, possui o valor de substantivo na frase e significa “motivo” ou “razão”. Ele aparece nas sentenças precedido de artigo, pronome, adjetivo ou numeral com objetivo de explicar o motivo dentro da frase.
Exemplos: Não foi explicado o porquê de tanto barulho na noite de ontem.
Queria entender o porquê de isto estar acontecendo.
Você pode me explicar o porquê de tanta gente complicar algo fácil
I.A acusada não compareceu ao tribunal porque estava em viagem. (porque = conjunção causal)
II. As razões por que fui embora são pessoais. (por que = pelo qual)
III. Se você sai com os seus amigos, por que não posso sair com os meus? (por que? = por qual motivo? Usado em frases interrogativas)
IV. Todos riam muito, e ninguém me dizia o porquê. (o porquê = o motivo. Substantivo)
✅ GABARITO: A ✔✔
PEGA O BIZU!
Youtube: Simplificando questões com bizus
Materiais à venda. Segue o link abaixo:
https://linktr.ee/simplificandoquestoescombizus?utm_source=linktree_admin_share
Bons estudos a todos!
por que - por qual motivo
por quê - ? !
porquê - substantivo, acompanhado pelo artigo
porque- explicação, causa
porque junto sem acento tem função de conjunção explicativa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo