O trecho “Esperamos que as obras do teatro terminem até o f...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Classificação das orações subordinadas, conteúdo essencial para concursos públicos, especialmente quando se trata de reconhecer funções sintáticas exercidas por orações dentro de um período composto.
Neste caso, analisamos o período: “Esperamos que as obras do teatro terminem até o final do ano e que a inauguração seja feita em seguida.”
A oração principal é: Esperamos.
A seguir, temos duas estruturas introduzidas pela conjunção integrante “que”:
• que as obras do teatro terminem até o final do ano
• que a inauguração seja feita em seguida
Essas são orações subordinadas substantivas, pois exercem função de objeto direto em relação ao verbo “esperamos”: perguntamos o que esperamos? e a resposta são estas orações iniciadas por “que”.
Segundo Evanildo Bechara, em sua “Moderna Gramática Portuguesa”, orações subordinadas substantivas “exercem funções próprias de substantivo, podendo atuar como sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo ou aposto”.
Justificativa da alternativa correta:
C) subordinadas substantivas — Correta, pois ambas as orações completam o sentido do verbo principal como objetos diretos. Isso é típico das orações subordinadas substantivas objetivas diretas, conforme a norma-padrão.
Análise das demais alternativas:
A) coordenadas sindéticas — Incorreta. As orações coordenadas não desempenham função sintática em relação ao verbo principal, apenas se ligam a ele por meio de conjunções coordenativas, o que não ocorre aqui.
B) subordinadas adverbiais — Incorreta. Orações adverbiais normalmente indicam circunstâncias (tempo, causa, condição etc.) e exercem função de adjunto adverbial, o que não se observa neste caso.
D) subordinadas adjetivas — Incorreta. Subordinadas adjetivas qualificam um substantivo, desempenhando função de adjunto adnominal, diferente da função de complemento direto do verbo “esperar”.
Dica de prova: Sempre que encontrar orações introduzidas por “que”, verifique se respondem à pergunta “o que?” em relação ao verbo. Essa é uma estratégia eficaz para reconhecer orações subordinadas substantivas.
Portanto, alternativa correta: C) subordinadas substantivas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A frase "Esperamos que as obras do teatro terminem até o final do ano e que a inauguração seja feita em seguida" é composta por duas orações subordinadas substantivas, que funcionam como objetos diretos do verbo "Esperamos".
- Oração principal: "Esperamos"
- 1ª Oração subordinada substantiva: "que as obras do teatro terminem até o final do ano"
- 2ª Oração subordinada substantiva: "e que a inauguração seja feita em seguida"
Essas orações subordinadas substantivas, introduzidas pela conjunção "que", completam o sentido do verbo "Esperamos". Portanto, a alternativa correta é a C) subordinadas substantivas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo