Sistemas operacionais são programas que gerenciam recursos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3408942 Sistemas Operacionais
Sistemas operacionais são programas que gerenciam recursos e permitem a interação entre hardware e software em um computador. Assinale a alternativa que contém, as características comuns dos sistemas operacionais Linux e Windows Server, que os tornam adequados para ambientes de servidor?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - Multiprocessamento e multitarefa.

1. Tema central e sua importância:

A questão aborda características fundamentais dos sistemas operacionais, um tema básico e recorrente em concursos públicos. Para resolver, é preciso conhecer as funções essenciais dos principais sistemas usados em servidores, como o Linux e o Windows Server, e saber o que eles oferecem para ambientes corporativos onde confiabilidade, desempenho e flexibilidade são decisivos.

2. Resumo teórico:

- Multiprocessamento: Capacidade de utilizar vários processadores físicos ou núcleos para executar tarefas simultaneamente, otimizando o desempenho.
- Multitarefa: Habilidade de executar múltiplos processos (ou tarefas) ao mesmo tempo, permitindo que o sistema operacional administre diversos serviços e usuários.

Essas características são essenciais em servidores, pois garantem que aplicações críticas possam rodar de modo eficiente, mesmo com alta demanda.
Fontes: Tanenbaum, A. S. (Sistemas Operacionais: Projeto e Implementação); Manual Oficial do Windows Server e Documentação Linux.

3. Justificativa da alternativa correta:

Linux e Windows Server suportam tanto multiprocessamento quanto multitarefa. Isso os torna ideais para ambientes de servidor, onde vários processos e usuários precisam ser atendidos simultaneamente e com eficiência.

4. Por que as demais estão incorretas?

  • B - Código-fonte fechado, o que evita ataques: O Linux é código aberto (open source), portanto a afirmação é falsa.
  • C - Licença gratuita: O Windows Server é pago e licenciado, portanto essa característica não se aplica a ambos.
  • D - Suporte nativo a aplicativos Android: Nenhum dos dois sistemas foi projetado para rodar aplicativos Android nativamente.
  • E - Restrição de personalização: O Linux, principalmente, é altamente personalizável, ao contrário do que sugere a alternativa.

5. Estratégia de interpretação:

Note que a questão pede características comuns dos dois sistemas. Elimine opções que não se aplicam aos dois (como código-fonte e licença). Foque em termos técnicos clássicos, como multiprocessamento e multitarefa, presentes em manual e literatura oficial.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito A

Multiprocessamento e multitarefa:

  • Multiprocessamento: Ambos os sistemas operacionais (Linux e Windows Server) são projetados para utilizar múltiplos processadores ou múltiplos núcleos de processadores de forma eficiente. Isso permite que eles lidem com um grande volume de tarefas e usuários simultaneamente, o que é essencial para servidores.
  • Multitarefa: Ambos são sistemas multitarefa, o que significa que podem executar várias tarefas (programas, processos) de forma concorrente. Isso é fundamental para servidores, que precisam gerenciar diferentes serviços (web, banco de dados, e-mail, etc.) ao mesmo tempo, sem que um interfira negativamente no outro.
  • Adequação para Servidores: Essas capacidades são pilares para a performance e a eficiência em um ambiente de servidor, que geralmente precisa lidar com múltiplas requisições e processar diversas informações em paralelo.

Retroceder Nunca Render-se Jamais !

Força e Fé !

Fortuna Audaces Sequitur ! 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo