Visando à integralidade do cuidado, a Secretaria de Vigilân...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: A questão aborda as atribuições institucionais das Secretarias do Ministério da Saúde no contexto da coordenação da Rede de Atenção à Saúde (RAS), um conceito fundamental para a organização dos serviços no Sistema Único de Saúde (SUS).
Justificativa da alternativa correta:
A alternativa correta, conforme exigido pelo gabarito, é E) errado. Segundo a estrutura normativa do Ministério da Saúde, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) é a principal responsável pela coordenação e articulação da Rede de Atenção à Saúde. Já a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), conforme consta no Documento de Gestão da Vigilância em Saúde 2016-2018, é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis, além de monitoramento de riscos e agravos em saúde, não possuindo competência normativa de coordenação da RAS.
Análise crítica das alternativas:
- C) certo: Incorreta. Esta alternativa está errada porque atribui a função de coordenação da Rede de Atenção à Saúde à SVS, o que não é respaldado por normas ou diretrizes do Ministério da Saúde. A SAPS é a responsável primária pela construção e coordenação da Rede (foco na atenção primária, integração com outros níveis e definição de fluxos assistenciais), conforme o documento Por Dentro do Ministério da Saúde: Orientações ao Gestor (p. 37-40).
- E) errado: Correta. Reflete o entendimento baseado na legislação vigente e protocolos ministeriais: a SVS não coordena a construção da RAS — sua atuação é focada em vigilância e controle epidemiológico.
Destaques para a prática em prova:
- Ao se deparar com questões sobre estruturas organizacionais do SUS, atente sempre para palavras-chave como “coordenação”, “implementação” ou “vigilância” e relacione-as à secretaria correspondente.
- Uma pegadinha frequente é confundir a atuação da Vigilância em Saúde (SVS) com a coordenação assistencial, que cabe à SAPS ou, em outros níveis, à Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.
Citação normativa: “À Secretaria de Atenção Primária à Saúde compete promover e coordenar a implementação da Política Nacional de Atenção Básica e a articulação das Redes de Atenção à Saúde” (Por Dentro do Ministério da Saúde: Orientações ao Gestor, 2ª ed., p. 40).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo