Quanto a Dispensas e Inexigibilidades de Licitação, analise ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2095514 Direito Administrativo
Quanto a Dispensas e Inexigibilidades de Licitação, analise as seguintes assertivas:
I. É dispensável a licitação para contratação que mantenha todas as condições definidas em edital de licitação realizada há menos de 1 (um) ano, quando se verificar que naquela licitação: a) não surgiram licitantes interessados ou não foram apresentadas propostas válidas; b) as propostas apresentadas consignaram preços manifestamente superiores aos praticados no mercado ou incompatíveis com os fixados pelos órgãos oficiais competentes.
II. É dispensável a licitação para contratação que tenha por objeto bens e serviços para atendimento dos contingentes militares das forças singulares brasileiras empregadas em operações de paz no exterior, hipótese em que a contratação deverá ser justificada quanto ao preço e à escolha do fornecedor ou executante e ratificada pelo comandante da força militar.
III. É dispensável a licitação quando inviável a competição, em especial nos casos de: aquisição de materiais, de equipamentos ou de gêneros ou contratação de serviços que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivos.
Quais estão corretas? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D

Fundamento decisivo: A inviabilidade de competição caracteriza inexigibilidade, não dispensa. A Lei nº 14.133/2021, art. 74, caput e inciso I, estabelece: "Art. 74. É inexigível a licitação quando inviável a competição, em especial nos casos de: I - aquisição de materiais, de equipamentos ou de gêneros ou contratação de serviços que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivos;" A assertiva III descreve essa hipótese, mas a classifica como dispensa, sendo incorreta; I e II correspondem às dispensas do art. 75, III, a e b, e IV, h. Portanto, apenas I e II estão corretas.

Tema central: Dispensa e inexigibilidade de licitação
Análise das alternativas
A
Errada
Exclui indevidamente a assertiva II. O art. 75, IV, h, da Lei nº 14.133/2021 prevê expressamente a dispensa para bens e serviços destinados aos contingentes militares brasileiros em operações de paz no exterior, com justificativas de preço e de escolha do fornecedor ou executante e ratificação pelo comandante da força militar.
B
Errada
Exclui indevidamente a assertiva I. O art. 75, III, a e b, da Lei nº 14.133/2021 autoriza a dispensa nas situações descritas, desde que a licitação anterior tenha sido realizada há menos de um ano e sejam mantidas todas as condições do edital. A assertiva conserva esses requisitos.
C
Errada
Considera correta a assertiva III, embora ela denomine como dispensa a contratação por inviabilidade de competição decorrente de fornecimento exclusivo. O enquadramento legal é inexigibilidade, conforme o art. 74, caput e inciso I, da Lei nº 14.133/2021. Também exclui I e II, que correspondem às hipóteses de dispensa do art. 75, III, a e b, e IV, h.
D
Certa
A alternativa D reúne as duas hipóteses corretamente classificadas como dispensa. A Lei nº 14.133/2021, art. 75, caput, dispõe: "Art. 75. É dispensável a licitação:" O inciso III, alíneas a e b, prevê: "III - para contratação que mantenha todas as condições definidas em edital de licitação realizada há menos de 1 (um) ano, quando se verificar que naquela licitação: a) não surgiram licitantes interessados ou não foram apresentadas propostas válidas; b) as propostas apresentadas consignaram preços manifestamente superiores aos praticados no mercado ou incompatíveis com os fixados pelos órgãos oficiais competentes;" A assertiva I preserva tanto o prazo inferior a um ano e todas as condições do edital quanto as situações legalmente previstas. Já o art. 75, inciso IV, alínea h, estabelece: "IV - para contratação que tenha por objeto: h) bens e serviços para atendimento dos contingentes militares das forças singulares brasileiras empregadas em operações de paz no exterior, hipótese em que a contratação deverá ser justificada quanto ao preço e à escolha do fornecedor ou executante e ratificada pelo comandante da força militar;" A assertiva II observa o objeto, as justificativas exigidas e a competência para ratificação. A exclusão de III também está correta, pois o fornecimento exclusivo descrito pertence à inexigibilidade do art. 74, caput e inciso I.
E
Errada
Contém dois erros: exclui I, que atende aos requisitos da dispensa prevista no art. 75, III, a e b, e inclui III, que classifica como dispensa uma hipótese de inexigibilidade prevista no art. 74, caput e inciso I, da Lei nº 14.133/2021.
Pegadinha da questão
A assertiva III troca a classificação legal de "inexigível" por "dispensável". Embora ambas permitam contratação direta, o fornecimento exclusivo associado à inviabilidade de competição descrita no art. 74, I, constitui inexigibilidade.
Dica para questões semelhantes
  • Confira a classificação jurídica: a inviabilidade de competição por fornecimento exclusivo descrita no art. 74, I, fundamenta inexigibilidade, não dispensa.
  • Na hipótese do art. 75, III, verifique conjuntamente o prazo de menos de um ano, a manutenção de todas as condições do edital e a ocorrência de uma das situações previstas nas alíneas a e b.
  • Na contratação para contingentes militares em operações de paz no exterior, confira as justificativas de preço e de escolha do fornecedor ou executante e a ratificação pelo comandante da força militar.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: D

Art. 75. É dispensável a licitação:

III - para contratação que mantenha todas as condições definidas em edital de licitação realizada há menos de 1 (um) ano, quando se verificar que naquela licitação:

a) não surgiram licitantes interessados ou não foram apresentadas propostas válidas;

b) as propostas apresentadas consignaram preços manifestamente superiores aos praticados no mercado ou incompatíveis com os fixados pelos órgãos oficiais competentes;

IV - para contratação que tenha por objeto:

h) bens e serviços para atendimento dos contingentes militares das forças singulares brasileiras empregadas em operações de paz no exterior, hipótese em que a contratação deverá ser justificada quanto ao preço e à escolha do fornecedor ou executante e ratificada pelo comandante da força militar;

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo