Ao longo das últimas décadas, no Brasil, o tema inclusão tem...
"A escola historicamente se caracterizou pela visão da educação que delimita a escolarização como privilégio de um grupo, uma exclusão que foi legitimada nas políticas e práticas educacionais reprodutoras da ordem social. A partir do processo de democratização da educação se evidencia o paradoxo inclusão/exclusão, quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola."
(Fonte: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf).
Desta forma, a inclusão escolar tem início: