Assinalar a forma do verbo que preenche a lacuna abaixo CORR...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3414279 Português
Como se forma um oásis no deserto?

         A cena até parece uma praia artificial: água clara, altas árvores e areia. Na verdade, são oásis, regiões no meio do deserto onde o lençol freático é mais raso e a vegetação é possível. Comerciantes e povos nômades da África que precisam cruzar o deserto já criam um roteiro em que os oásis estarão no caminho. Afinal, é o momento de poder descansar debaixo de uma sombra fresca. Sem eles, a viagem poderia ser impossível.
         O oásis surge quando, em uma determinada região do deserto, o lençol freático está mais próximo à superfície. Um dos principais motivos para a água aparecer é o desgaste do solo causado pelo vento. As fortes ventanias podem mover até 260 milhões de toneladas de areia por ano. A região fica rasa, e aí a água vinda dos lençóis aparece. Em alguns locais do deserto, governos locais perfuram poços bem profundos para encontrar água e, assim, forçar o surgimento desse tipo de sistema.
         Nem toda água dos lagos dos oásis são potáveis. Dependendo da composição do solo, são salgadas e, se forem ricas em potássio, por exemplo, podem funcionar como laxante. A tamareira, conhecida como a palmeira do oásis, é muito resistente ao calor e cresce rápido mesmo sob o sol escaldante. As raízes são poderosas, capazes de sugar a água de depósitos subterrâneos.

(Fonte: Revista Recreio — adaptado.)
Assinalar a forma do verbo que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
No mês que vem, eles _______ os resultados dos testes finais. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema avaliado: Morfologia – Verbos (tempo e modo verbal; flexão do futuro do presente do indicativo) e concordância verbal.

Regra normativa aplicável: O futuro do presente do indicativo dos verbos regulares forma-se pelo infinitivo + desinências: -ei, -ás, -á, -emos, -eis, -ão. Ex.: eu receberei, tu receberás, ele receberá, nós receberemos, vós recebereis, eles receberão. A escolha do tempo verbal deve concordar com o marcador temporal do enunciado. Referências: Bechara, “Moderna Gramática Portuguesa”; Cunha & Cintra, “Nova Gramática do Português Contemporâneo”. A grafia “receberão” está conforme o VOLP/ABL.

E estratégia para resolver: 1) Identifique o marcador temporalNo mês que vem” (valor de futuro). 2) Localize o sujeitoeles” (3ª pessoa do plural). 3) Selecione a forma verbal no futuro do presente e na 3ª pessoa do plural.

Alternativa correta: C — receberão.

Por que está correta? “Receberão” é a forma da 3ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo do verbo “receber”, ajustando-se ao sujeito “eles” e ao advérbio de tempo “no mês que vem” (futuro). Exemplo paralelo: “Amanhã eles entregarão o relatório.”

Análise das demais alternativas:

A — recebem: tempo presente do indicativo. Embora o presente possa ter valor de futuro em certos contextos (“Amanhã eles viajam”), nas provas, com marcador claro de futuro (“no mês que vem”), a forma preferencial e normativa é o futuro do presente. Assim, há inadequação temporal.

B — recebão: forma inexistente na conjugação; é erro de ortografia e morfologia. A 3ª pessoa do plural do futuro termina em -ão após o infinitivo: “receberão”, e não “recebão”. Possível confusão com “recebam” (presente do subjuntivo). O VOLP não registra “recebão”.

D — receberam: pretérito perfeito do indicativo (ação concluída no passado). É incompatível com o marcador de futuro “no mês que vem”.

Dica de prova (pegadinhas): - Atenção à terminação da 3ª pessoa do plural: -em (presente: “recebem”) x -ão (futuro: “receberão”) x -ram (pretérito: “receberam”). - Marcadores temporais como “amanhã”, “daqui a…”, “no mês que vem” pedem, em regra, futuro do presente em linguagem normativa.

Gabarito: C — receberão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo