A Participação Social no SUS foi institucionalizada pela
Lei n° 8.142/1990 que institui os conselhos de saúde e
as conferências de saúde como espaços para o
exercício da participação da comunidade sobre a
implementação das políticas de saúde em todas as
esferas governamentais. Os Conselhos de Saúde são
órgãos colegiados, deliberativos e permanentes do
Sistema Único de Saúde (SUS) em cada esfera de
governo (federal, estadual e municipal) e são formados
por representantes do governo, dos usuários, dos
profissionais de saúde e dos prestadores de serviços,
sendo que o segmento dos usuários é paritário aos
demais. Os conselhos têm como missão a deliberação,
fiscalização, acompanhamento e monitoramento das
políticas públicas de saúde. O conselho deve analisar e
aprovar os planos de saúdes, os relatórios de gestão e
ainda informar a sociedade sobre a sua atuação. Em
relação aos conselhos de saúde é correto afirmar:
Incorreta. Gabarito oficial da banca:
Errou um tema comum da banca? Veja o que mais costuma cair no Raio-X. Ver raio-X
teste
Parabéns! Você acertou!
Essa questão segue o padrão da banca! Veja o que mais costuma cair. Ver raio-X