O letramento e a alfabetização de surdos envolvem o contato...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
O que precisava saber: Era necessário saber que, na educação de surdos, a alfabetização e o letramento devem reconhecer a visualidade como eixo pedagógico central. Isso significa usar recursos visuais e mediação acessível para promover a construção de sentido, a compreensão das funções sociais da leitura e da escrita e a aprendizagem da Língua Portuguesa escrita, rejeitando métodos baseados exclusivamente em oralização, relação grafema-fonema, cópia mecânica ou uso da datilologia como substituto da escrita.
Critério decisivo: A alternativa correta é a que associa o processo de alfabetização e letramento de crianças surdas a recursos visualmente acessíveis, reconhecendo a visualidade como eixo metodológico central. Entre as opções, apenas a letra A descreve essa abordagem de forma compatível com a educação de surdos.
- Em questões sobre alfabetização de surdos, procure a alternativa que apresente a visualidade como eixo metodológico central e mencione recursos visuais na construção do conhecimento.
- Desconfie de propostas que substituem a escrita em Língua Portuguesa por datilologia, porque a base a trata como recurso de apoio, não como forma de escrita.
- Elimine métodos baseados em som, articulação fonêmica ou oralização quando a questão exigir abordagem adequada à especificidade linguística dos surdos.
- Afaste alternativas centradas em repetição mecânica e cópia sem compreensão, porque letramento envolve construção de sentido e funções sociais da leitura e da escrita.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo