Pesquisadora e professora de Arte, Helena está estudando os...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B
Tema central: A questão aborda os aspectos psicológicos da aprendizagem em arte-educação, relacionando-os a grandes teóricos da educação. É importante reconhecer quem contribuiu com quais conceitos e suas implicações para a prática pedagógica, principalmente no campo artístico.
Resumo teórico: O psicólogo russo Lev Vygotsky destacou o papel da mediação social, cultural e histórica no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, como linguagem, pensamento, criatividade e expressão artística. Para ele, aprender é um fenômeno que acontece por meio das interações sociais e do contato com a cultura, sendo fundamental a presença do outro (professor, colegas, comunidade) para estimular processos criativos e cognitivos. Sua obra A Formação Social da Mente é referência nesse tema.
Justificativa da alternativa correta (B): A alternativa B está correta porque Vygotsky de fato defende que as interações sociais e culturais são essenciais para o desenvolvimento das capacidades humanas, incluindo a criatividade artística. Ele entende o fazer artístico como prática mediada, ou seja, desenvolvida no contato com o ambiente, os símbolos, a cultura e outras pessoas.
Análise das alternativas incorretas:
A — Incorreta. Quem formulou o conceito de zona de desenvolvimento proximal foi Vygotsky, não Piaget. Piaget elaborou a teoria do desenvolvimento cognitivo baseada em estágios, sem esse conceito de mediação.
C — Incorreta. Paulo Freire é conhecido pela pedagogia libertadora e pelo diálogo, mas a teoria das inteligências múltiplas foi criada por Howard Gardner, e não por Freire.
D — Incorreta. Emília Ferreiro se destacou pelo estudo da psicogênese da língua escrita. Já a taxonomia dos objetivos educacionais é de Benjamin Bloom, sem relação direta com Ferreiro ou educação artística.
Estratégias para acertar questões como esta: Leia com atenção, identifique palavras-chave (conceitos, autores, teorias), e desconfie de associações que parecem familiares mas estão trocadas (“pegadinhas” comuns!). Sempre relacione o nome do autor ao conceito correto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo