Um paciente de 35 anos apresenta dispneia progressiva com hi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2115099 Medicina
Um paciente de 35 anos apresenta dispneia progressiva com hipoxemia e sinais de hipertensão pulmonar com pressão sistólica da artéria pulmonar estimada de 52 mmHg. A tomografia de tórax é normal assim como a espirometria. Entre as hipóteses diagnósticas mais prováveis, está: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Esta questão aborda hipertensão pulmonar (HP) em paciente jovem, com exames de imagem e função pulmonar normais, exigindo que você relacione as causas de HP que não decorrem de alteração primária do parênquima pulmonar, mas sim de alterações vasculares.

Justificativa da alternativa correta (E – Esquistossomose pulmonar):

A esquistossomose é uma infecção crônica causada pelo Schistosoma mansoni, comum em áreas endêmicas do Brasil. Uma de suas complicações é a hipertensão pulmonar devido à obstrução vascular provocada por ovos, vermes mortos e vasculite imunomediada. Conforme o Ministério da Saúde ("Vigilância da Esquistossomose Mansoni: Diretrizes Técnicas", seção 3.3.2):

"Há hipertensão pulmonar por obstrução vascular… O aspecto da radiografia do tórax pode ser normal [...] O eletrocardiograma e o eco-doppler-cardiograma confirmam a sobrecarga direita e mostram a pressão pulmonar acima de 20 mmHg."

Assim, na formas evoluídas de esquistossomose, a HP pode ser a manifestação predominante, com espirometria e tomografia normais, foco do caso apresentado.

Análise das alternativas incorretas:

A) Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC): Quase sempre mostra alterações espirométricas (obstrução expiratória) e, em graus avançados, alterações tomográficas. Excluída pelos exames normais.

B) Esclerodermia: Pode causar HP, mas geralmente coexistem manifestações cutâneas ou alterações pulmonares, além de alterações sugestivas em exames.

C) Poliangeíte granulomatosa: Geralmente cursa com comprometimento pulmonar evidente na tomografia, como nódulos, cavitações ou infiltrados, o que não ocorre no caso citado.

D) Fibrose pulmonar idiopática: Apresenta típicos padrões radiológicos de fibrose e distúrbio restritivo na espirometria — ambos ausentes na questão.

Dica de prova: Atenção a enunciados que descrevem HP isolada em jovem sem alterações parenquimatosas. Causas vasculares como esquistossomose são diagnósticos-chave quando há epidemiologia compatível.

Referências: Ministério da Saúde – Diretrizes Técnicas da Esquistossomose (seção 3.3.2); UpToDate “Schistosomiasis: Clinical manifestations and diagnosis”.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa E - Esquistossomose pulmonar. A esquistossomose é uma doença parasitária causada pelo Schistosoma mansoni que pode afetar diversos órgãos, incluindo os pulmões. A dispneia progressiva e a hipoxemia são sintomas comuns da esquistossomose pulmonar, assim como a hipertensão pulmonar. A tomografia de tórax e a espirometria podem ser normais nos estágios iniciais da doença. As outras opções de diagnóstico (DPOC, esclerodermia, poliangeíte granulomatosa e fibrose pulmonar idiopática) não apresentam esses sintomas e achados de exames. É importante ressaltar que a esquistossomose pulmonar é mais comum em áreas endêmicas para a doença, principalmente em regiões com poucas condições sanitárias adequadas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo