Na oração "Gosto de você", o termo "você" é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
Fundamento decisivo: Em "Gosto de você", o verbo "gostar" é transitivo indireto nesse uso e rege a preposição "de"; assim, "de você" completa o verbo e tem função de objeto indireto, o que confirma o gabarito A.
- Verifique primeiro se o termo preposicionado completa um verbo ou um nome.
- Se a preposição for exigida pela regência verbal, a tendência é de complemento verbal indireto, não de objeto direto preposicionado.
- Não classifique o termo isoladamente; analise a transitividade do verbo da oração.
- Ao procurar o sujeito, observe a forma verbal antes de atribuir essa função ao termo mencionado.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quem gosta gosta de alguma coisa
O verbo exige uma preposição logo seu ''alvo'' será um objeto indireto.
OLÁ PESSOAL!!!
NA ORAÇÃO TEMOS;
SUJEITO: OCULTO(EU),POIS PRATICA A AÇÃO DE GOSTAR;
VERBO TRANSITIVO INDIRETO: GOSTO, POIS PRECISA DE COMPLEMENTO E HÁ O COMPLEMENTO NA ORAÇÃO, OU SEJA, O OBJETO;
OBJETO INDIRETO: DE VOCÊ, SOFRE A AÇÃO DE GOSTAR, E VEM ACOMPANHADO DE PREPOSIÇÃO.
Isso é concurso de nível superior? Parece prova de primário.... Fala sério!
Você: OI
Mas pensei um pouquinho! não é todo dia que vejo questão tão fácil assim
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo