Considerando essa situação hipotética, julgue o item a segui...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q996648 Engenharia Ambiental e Sanitária

Uma empresa do ramo extrativista desmatou, sem a necessária licença ambiental, uma área de quinze hectares de floresta estacional semidecidual de Mata Atlântica. Em vistoria do órgão ambiental competente, foram identificados diversos danos ambientais em decorrência desse desmatamento, entre eles:


I alteração na composição e na estrutura da vegetação;

II morte de espécies endêmicas raras e ameaçadas de extinção;

III desenvolvimento e intensificação de processos erosivos.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir, a respeito da valoração dos danos ambientais citados.


O valor do dano I pode ser obtido por meio do valor referente ao uso direto do produto florestal madeireiro.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - certo.

Tema Central da Questão:

O tema central dessa questão é a valoração dos danos ambientais decorrentes do desmatamento ilegal em uma área de floresta estacional semidecidual de Mata Atlântica. Trata-se de uma situação onde é necessário entender como os danos à biodiversidade e à estrutura florestal podem ser quantificados ou avaliados economicamente.

Resumo Teórico:

Em contextos de desmatamento, é possível quantificar os danos ambientais de diversas formas. Uma das maneiras de avaliá-los é pela valoração econômica do uso direto dos recursos florestais. Isso envolve considerar o valor econômico dos produtos que a floresta poderia fornecer, como madeira e outros recursos naturais. Este método de valoração é frequentemente utilizado para refletir o impacto do desmatamento em termos de perda de recursos naturais tangíveis.

Segundo a legislação ambiental brasileira, como o Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), o uso de recursos naturais sem a devida licença é ilegal e os responsáveis podem ser obrigados a compensar ou reparar o dano causado. A Mata Atlântica, sendo um bioma protegido, tem regras ainda mais rígidas.

Justificativa da Alternativa Correta:

A afirmação de que "o valor do dano I pode ser obtido por meio do valor referente ao uso direto do produto florestal madeireiro" está correta, pois uma das formas de valorar o dano é considerar o impacto econômico direto, como a perda de madeira e outros produtos florestais que essa área específica poderia gerar. Assim, essa abordagem de valoração econômica está alinhada com o tipo de dano mencionado: a alteração na composição e estrutura da vegetação.

Conclusão:

Portanto, a alternativa está correta ao afirmar que o valor do dano pode ser estimado pelo valor do uso direto do produto florestal madeireiro. Essa valoração é válida para compreender as perdas econômicas tangíveis decorrentes do desmatamento.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

sim!

 

podemos estimar o tanto de arbóreos cortados pela as descrições da nota fiscal (considerando "uso direto do produto florestal madereiro" como venda)

Poderia ser de produtividade marginal?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo