Todo texto possui parágrafos em sua estrutura. Sobre essa o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2045519 Português
O inimigo do Computador

O escritor e acadêmico Ariano Suassuna esteve no Rio de Janeiro. Como sempre, sua aula-espetáculo foi um sucesso, reunindo centenas de alunos e professores no Teatro R. Magalhães Jr., da Academia Brasileira de Letras. O pretexto foi o encerramento da Maratona Escolar, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, que teve o dramaturgo e poeta paraibano como objeto de estudos da garotada, empolgada pelas suas obras, com destaque especial para “O Auto da Compadecida”.

De início, sentado numa cadeira no palco, Ariano fez questão de esclarecer uma dúvida: “Disseram que eu sou inimigo do computador. Não é bem isso. O computador é que é meu inimigo.” Explicou que teve uma experiência extremamente desagradável com o uso da máquina:

“ - Bati o meu nome no computador. Ariano. Veio Ariano. Coloquei o nome do meio (Vilar). Veio ‘vilão’. Não entendi. E fiquei indignado mesmo quando bati Suassuna. Com tantos esses, o computador, no corretor ortográfico, colocou ‘assassino’. Então, em vez de ser Ariano Vilar Suassuna, virei Ariano Vilão Assassino. Não é para virar inimigo dele?”

Como sempre, contando uma série infindável de causos, Ariano foi aplaudidíssimo. Mas também provocou choros de emoção, ao contar histórias tristes, como o assassinato do seu pai. Durante uma hora, apesar dos seus 85 anos bem vividos, não demonstrou nenhum cansaço. Cada vez que discorria sobre determinada passagem da sua obra ou da sua vida era coroado de aplausos. Como ao explicar a frase: “Quem lê nunca está sozinho.”

Reclamou da exigência dos pernósticos em relação ao uso da língua portuguesa. “O nordestino fala ‘nóis’ e é assim que eu escrevo. Mas, quando na televisão, por exemplo, forçam a barra para exigir que atores ou atrizes falem na prosódia que não dominam, fico com raiva. Isso logo se nota. Certos diretores pensam que somos idiotas.”

Ariano repetiu na ABL (onde participou do tradicional chá acadêmico) que não é otimista nem pessimista, mas acha que hoje se caminha melhor na questão da desigualdade social. Foi bem objetivo nas suas considerações: “Os otimistas costumam ser ingênuos e os pessimistas, amargos. Sou um homem da esperança. Sonho com o dia em que o sol de Deus dará justiça para todos.”

Falou ainda do orgulho de ser nordestino e do absoluto desinteresse pelas viagens internacionais: “Nunca saí do Brasil e não sinto a menor necessidade de fazê-lo. Sei de tudo utilizando a televisão e o computador.” Ainda confessou que adora as novelas de televisão, como forma de expressão da nossa cultura. E confessou que ainda não está na hora de parar de produzir: “Quando vem a inspiração, não há razão para driblá-la. Por isso mesmo, hoje, estou às voltas com o próximo livro.” Quando lhe perguntei o título, levei um susto: “O jumento sedutor.” Prometeu que íamos no surpreender com o seu enredo. Esperemos.

Arnaldo Niskier – Texto adaptado
Todo texto possui parágrafos em sua estrutura. Sobre essa organização é incorreto afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Estrutura e organização dos parágrafos em textos escritos, ponto fundamental tanto para redação quanto para interpretação no concurso de Professor.

Comentário da questão:

A questão exige o conhecimento da função e disposição dos parágrafos. Na redação padronizada, cada parágrafo deve apresentar uma ideia central (ideia-núcleo), organizada frequentemente a partir do chamado tópico frasal, que geralmente aparece no início do parágrafo, construindo a linha mestra da argumentação textual.

Análise das alternativas:

A) INCORRETA – Afirma que “cada parágrafo tem uma ideia central, sendo a ideia principal do texto apresentada no parágrafo de conclusão”. Erro: a ideia principal do texto normalmente é introduzida na introdução e desenvolvida ao longo dos parágrafos. O parágrafo final (conclusão) retoma, sintetiza ou arremata a discussão, mas não é necessariamente onde surge a informação principal. De acordo com Othon Garcia (“Comunicação em Prosa Moderna”), o parágrafo inicial apresenta a ideia-núcleo do texto.

B) CORRETA – O parágrafo deve ser formado em torno de uma única ideia principal (ideia-núcleo), à qual se conectam informações secundárias para esclarecimento, conforme traz Bechara em sua gramática normativa.

C) CORRETA – O tópico frasal é a frase ou oração que introduz e resume a ideia principal a ser desenvolvida no parágrafo. Celso Cunha & Lindley Cintra destacam essa estrutura para clareza textual.

D) CORRETA – O parágrafo-padrão possui: introdução (tópico frasal), desenvolvimento e, eventualmente, conclusão, como reforçado por Othon Garcia. Embora nem todo parágrafo traga as três partes explicitamente, essa estrutura é aceita como ideal na redação formal.

Dica de prova: Sempre questione afirmações que generalizam estruturas textuais. A ideia principal do texto não está, por regra, restrita ao último parágrafo; ela deve nortear toda a produção e, via de regra, aparece logo no início.

Resumo: A alternativa A está incorreta por afirmar algo contrário à estrutura de textos na norma-padrão. As demais estão corretas e de acordo com os manuais de referência.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo