Uma mulher de 45 anos, com diabetes tipo 2, residente em ár...
Considerando a história apresentada, assinale a alternativa CORRETA sobre quais orientações para a hidratação devem ser recomendadas:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: O foco da questão é o manejo inicial da dengue em adultos sem sinais de alarme, especialmente a hidratação, que é o pilar fundamental do tratamento. O correto entendimento dessa conduta é essencial para prevenir complicações, como choque, principalmente em pacientes de risco (diabéticos, idosos).
Justificativa da alternativa correta (E): Hidratação oral com 60 mL/kg/dia, sendo 1/3 de solução salina — embora a diretriz oficial recomende 1/3 de solução de reidratação oral (SRO) e não solução salina, este é o item que mais se aproxima da conduta recomendada no “Dengue: Diagnóstico e Manejo Clínico – Adulto e Criança” do Ministério da Saúde. Conforme a página 35 do manual citado:
“O volume de líquido recomendado é de 60 mL/kg/dia [...]. Os líquidos devem ser oferecidos preferencialmente por via oral, sendo 1/3 do volume com SRO e 2/3 com líquidos caseiros.”
Para uma pessoa de 70 kg: aproximadamente 4,2 litros/dia, sendo em torno de 1,4 litros de SRO e o restante com líquidos como água, sucos ou chás.
Análise das alternativas incorretas:
- A) 40 mL/kg/dia subestima o volume necessário, podendo favorecer desidratação.
- B) e D) indicam hidratação venosa (com 10 ou 20 mL/kg), que só é indicada em casos de desidratação moderada ou grave, ou sinais de alarme. O enunciado caracteriza um paciente sem sinais de alarme, compensado e sem instabilidade.
- C) 30 mL/kg/dia é insuficiente e a proporção de solução salina (2/3) também foge do preconizado (o correto é 1/3 de SRO, não de solução salina).
Pegadinhas da questão: Atenção para o termo “solução salina” na alternativa E, que dá margem à dúvida, pois o recomendado é SRO. Em provas, lembre sempre: só hidratação venosa em pacientes com sinais de alarme, incapacidade de ingestão oral ou descompensação.
Dica de preparação: Priorize o reconhecimento dos critérios clínicos e esquemas oficiais de hidratação.
Referências:
Ministério da Saúde. “Dengue: Diagnóstico e Manejo Clínico – Adulto e Criança”, 2023, p. 35.
UpToDate: Clinical manifestations and diagnosis of dengue.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Plano B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo