Analise o seguinte exemplo: “Quando se quer a exclusão de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1624621 Psicologia
Analise o seguinte exemplo: “Quando se quer a exclusão de alguém do grupo, devemos pensar sobre o que o grupo está comunicando nesse momento. Uma hipótese corrente é a de que haja uma dificuldade do grupo inteiro de lidar com algum aspecto que aquela pessoa mobiliza; poderíamos também pensar que haja aí uma fantasia, por exemplo, a purificação do grupo através da expulsão de um membro”. No âmbito do grupo operativo, como proposto por Pichon-Rivière, tal pessoa é o
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - porta-voz, que, enquanto bode expiatório, desvia o grupo de sua tarefa e de seu objetivo.

1. Tema central: O tema aborda processos grupais, especialmente o conceito de bode expiatório e porta-voz conforme a teoria dos grupos operativos de Pichon-Rivière. Isso é fundamental em concursos porque conhecer papéis grupais ajuda a compreender dinâmicas e intervenções em contexto de Psicologia Social.

2. Resumo teórico: Segundo Enrique Pichon-Rivière, nos grupos operativos surgem papéis espontâneos como líder, porta-voz e bode expiatório. O porta-voz expressa os conflitos latentes do grupo, muitas vezes tornando-se também o bode expiatório quando o grupo deposita nele aspectos ou angústias que não consegue lidar coletivamente. Isso pode gerar exclusão ou marginalização deste membro, desviando o foco da verdadeira tarefa grupal (Pichon-Rivière, "O Processo Grupal", 1977).

3. Justificativa da alternativa correta (B): A alternativa B está correta porque identifica que, no momento em que o grupo deseja excluir alguém, essa pessoa está representando algo que o grupo não consegue elaborar. Assim, ela se torna porta-voz de um conteúdo não verbalizado e, ao mesmo tempo, bode expiatório, desviando o grupo da tarefa central. Isso está alinhado com as ideias de Pichon-Rivière e é frequentemente cobrado em provas.

4. Análise das alternativas incorretas:

  • A: Sabotador é quem sabota a tarefa, mas não necessariamente explicita o objetivo do grupo. O texto não trata desse papel.
  • C: Protagonista não é o termo usado por Pichon-Rivière para essa função; ele não personifica conflitos, mas pode ser ativo na resolução deles.
  • D: Rotulador não é um papel definido na teoria dos grupos operativos.
  • E: Líder situacional não se enquadra no contexto de bode expiatório ou porta-voz.

5. Estratégia de interpretação: Fique atento a termos técnicos específicos da abordagem de Pichon-Rivière. Palavras como porta-voz e bode expiatório aparecem frequentemente juntas quando se fala em grupos que expurgam conflitos em um membro. Evite alternativas com termos não reconhecidos na teoria (como rotulador).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo