Com base nos conteúdos semânticos, marque a frase escrita co...
Com base nos conteúdos semânticos, marque a frase escrita com homônimos perfeitos.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Esta questão aborda semântica, mais especificamente o conceito de homônimos perfeitos na Língua Portuguesa.
Definição essencial: Por homônimos perfeitos entendem-se palavras que possuem a mesma grafia e pronúncia, mas apresentam significados diferentes e podem pertencer a diferentes classes gramaticais (Bechara, Evanildo; Rocha Lima, Carlos Henrique).
Análise da alternativa correta (D):
Na frase “Eu passo seguro pela ponte, porque meu passo é seguro.”, temos:
- Passo (verbo “passar”, 1ª pessoa do singular) – Eu passo pela ponte.
- Passo (substantivo, “o movimento de caminhar”) – Meu passo é seguro.
Ambas têm a mesma grafia e pronúncia, mas pertencem a classes diferentes e a sentidos diferentes. Portanto, “passo” é um homônimo perfeito segundo a gramática (Cunha & Cintra). Além disso, “seguro” (adjetivo) repete-se, mas mantendo o mesmo sentido, não configurando homonímia.
Estratégia: Em questões similares, procure identificar palavras repetidas que, além de grafia e som, exibam sentidos diferentes em cada ocorrência – eis a chave para distinguir homônimos perfeitos.
Análise das alternativas incorretas:
- A) “deveres escolares” e “deveres do professor”: ambas as ocorrências usam “deveres” apenas como substantivo (obrigações), sem mudança de sentido.
- B) “acordo” (verbo “acordar”) em ambas as ocorrências, mantendo-se o sentido do verbo – não representam homônimos perfeitos.
- C) “sabe”: verbo nas duas ocorrências, sem alteração semântica ou de classe gramatical.
- E) “exercícios” (substantivo) e “exercitar” (verbo) são da mesma família lexical, mas não são homônimos, e sim palavras cognatas.
Conclusão: A alternativa D está correta. Em concursos, redobre a atenção à função das palavras repetidas.
Palavras idênticas nem sempre são homônimas: é necessário haver diferença de sentido! Consulte sempre gramáticas normativas se surgirem dúvidas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito letra D
homônimos perfeitos possuem a mesma grafia e o mesmo som, mas significados diferentes.
eu passo (verbo) seguro pela ponte, porque meu passo (substantivo) é seguro.
✔️ PARA AJUDAR A FIXAR
Homônimos perfeitos VS Polissemia
Homônimos perfeitos = classe gramatical diferente
- Passo (verbo) - Passo (substantivo)
- Cuidado! Jogo (verbo) - Jogo (substantivo) não é perfeito, pois o som é diferente. Igual somente na escrita
Polissemia = classe gramatical igual
- Manga (substantivo) - Manga (substantivo)
- Mesmo som. Mesma grafia. Mesma classe.
Bons estudos
Vamos juntos!!
✍ GABARITO: D ✅
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo